Ministro das Comunidades visitou município de Santa Catarina para potenciar laços daquele município com a diáspora

Ministro das Comunidades visitou município de Santa Catarina para potenciar laços daquele município com a diáspora

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, fez a sua primeira visita oficial ao município de Santa Catarina, no interior de Santiago, para potenciar vínculo entre os santa-catarinenses e os emigrantes, espalhados por várias partes do mundo.

Esta circunstância não é alheia à estratégia municipal em matéria de emigração e imigração, já que município criou, desde logo, um pelouro específico de apoio às migrações, sob tutela da Presidente da Câmara e com uma direcção própria, não fosse Santa Catarina o município do país com maior número de emigrantes.

Segundo a Presidente Jassira Monteiro, “esta é uma área muito sensível e que apresenta alguns desafios, e a Câmara está neste momento a trabalhar plataformas que vão permitir o acesso à comunicação e informação para os munícipes de Santa Catarina que residem fora” do país.

O objectivo da visita foi falar do poder local com o foco nas comunidades e nas diásporas. “Escolhemos Santa Catarina para fazer a primeira visita, porque, de acordo com as estatísticas nacionais, é o concelho com maior número de emigrantes, mas também é um concelho com a maior concentração de investimentos das nossas diásporas e com enfoque muito especial na cidade de Assomada”, sublinhou o Ministro das Comunidades.

Ainda segundo Jorge Santos, “Santa Catarina é um município com dinâmica própria, e não é por acaso que já alguns anos se definiu como grande meta de Santa Catarina sua transformação no segundo polo de desenvolvimento, a ombrear-se com a Praia no desenvolvimento de Santiago e de Cabo Verde”, destacou.

“A nossa comunidade na diáspora é a extensão das ilhas, e a ideia do Governo é dar centralidade às comunidades cabo-verdianas, ou seja, ver as comunidades como um grande potencial agregador das potencialidades do desenvolvimento a nível nacional”, salientou Jorge Santos.

O Ministro avançou ainda que “um outro objectivo que queremos construir, para além de dar centralidade, é criar o que chamamos de plataformas digitais de aproximação, ou seja, uma plataforma de conectividade funcional com as diásporas.

A nossa missão é criar condições dessa atractividade desta aproximação funcional das nossas comunidades com o País”. Para o governante, “as comunidades têm um papel importantíssimo dentro no processo de desenvolvimento de Cabo Verde, e poderá ser ainda muito mais se conseguirmos afinar uma boa governação nacional e local para as comunidades, e é isto que queremos trabalhar com projectos concretos e conhecer o perfil dos nossos emigrantes”.

A Câmara Municipal vai retomar, este ano, o tradicional Encontro de Emigrantes, já com data marcada para 7 de agosto.

“Em 2020, resultante da pandemia, não foi possível realizar o evento, mas agora, já com algumas restrições levantadas, o encontro vai ser organizado respeitando todas as normas sanitárias”, segundo a presidente Jassira, que aproveitou para convidar Jorge Santos- o que foi aceite.

Além do Ministro das Comunidades, e autarca Jassira Monteiro marcaram presença o presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura,os Vereadores da maioria e a directora do Gabinete de Apoio à Migração, Elisângela Leal.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208