Ministro das Comunidades faz balanço positivo da sua visita a Europa

Ministro das Comunidades faz balanço positivo da sua visita a Europa

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Ministro das Comunidades, Jorge Santos, disse, hoje, em conferência de imprensa, que a sua visita a Europa foi muito positivo, e que a comunidade Cabo-verdiana está bem integrada nos diferentes países europeus. Mostrou-se, no entanto, preocupado com a bolsa de pobreza que ainda afecta a comunidade cabo-verdiana na Europa.

O governante garantiu que, globalmente, a comunidade Cabo-verdiana residente na Europa está bem integrada, lembrando que ainda existem alguns casos de insucesso escolar e algumas bolsas de pobreza em alguns países.

“Eu posso até dizer que temos uma diáspora de sucesso em Benelux, entretanto, existem ainda algumas dificuldades, principalmente, no quesito de integração educativa das nossas diásporas, principalmente, a diáspora mais recente”, afirmou, o ministro.

Essa deficiente integração educativa, segundo o ministro, pressupõe uma taxa de insucesso e abandono escolar que ainda é preocupante, sublinhando a boa vontade das autoridades locais, seja no Luxemburgo, na Holanda ou na Bélgica que têm vindo a definir políticas para atenuar o que representa um dos pontos fracos da integração da comunidade cabo-verdiana na região de Benelux.

Um outro assunto que também está a preocupar o Governo é a bolsa de pobreza encontrada nos bairros periféricos da região metropolitana de Lisboa. Situação que segundo Jorge Santos, precisa de solidariedade nacional.

“E nós, o Ministério das Comunidades, o Governo de Cabo Verde através Ministério da Inclusão Social temos um trabalho a desenvolver em concertação e alinhamento com as autoridades portuguesas, não só em Almada, mas também em Loures, Amadora e Moita, Vale da Amoreira e outras zonas”, indicou o ministro, acrescentando ainda que são zonas onde realmente precisa fazer um trabalho de inclusão social sobretudo nas comunidades, crianças, e juventude em geral.

Além de fazer contactos com a comunidade cabo-verdiana, privilegiando o diálogo com as associações, o ministro encontrou também com empresários, artistas e desportistas e com as autoridades desses países que cooperam com Cabo Verde, e apresentou aquilo que o país tem feito para garantir a segurança sanitária e atrair turistas.

Jorge Santos disse ter ouvido algumas preocupações por parte dos emigrantes, nomeadamente os problemas relacionados com o processo desenfaldegamento das encomendas e sobre os transportes e os preços das passagens para viagens para Cabo Verde.

Já em relação as acusações do PAICV de que o ministro está a usar recursos públicos para campanha a favor do candidato presidencial Carlos Veiga, Jorge Santos respondeu que nenhum ministério pára por causa das campanhas, “a missão do ministério das comunidades é trabalhar com a comunidade cabo-verdiana”, ressaltou.

 

 

 

 

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208