O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, presidiu ontem, no concelho do Tarrafal de Santiago, o encerramento do “Workshop Musical nas Escolas Secundárias” e a inauguração da Sala de Música da Escola Secundária do Tarrafal.
Este Workshop foi o palco onde os artistas e profissionais do sector musical passaram a sua experiência de trabalho e de vida aos alunos, para que os mesmos tenham uma maior sensibilidade para o sector, como uma escola de valores e uma opção de vida como profissão.
Amadeu Cruz disse que este projecto é importante porque permite, por um lado, a animação e interacção entre os alunos e os artistas nas escolas, e, por outro, a solidariedade com os artistas.
O governante destacou ainda o facto de o projecto ser desenhado pelos promotores e foi implementado durante seis meses nas escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente, tendo levado para estes estabelecimentos de ensino “momentos de partilha de valores, cultura e de solidariedade”.
O ministro não escondeu a sua satisfação ao ver o envolvimento dos alunos e professores das escolas beneficiadas com o referido projecto, e os “testemunhos extraordinários” dos artistas convidados no encerramento do workshop musical.
Trata-se de um projecto cultural, cívica e cidadã, beneficiou 184 artistas, produtores musicais e homens da cultura. Por isso, o governante manifestou a intenção do Ministério em aprofundar e melhorar o projecto, em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e com os próprios promotores, para que o mesmo possa chegar a todas as ilhas numa segunda fase.
Esta iniciativa enquadra-se no plano de actividades da comemoração da proclamação dos 30 anos da liberdade e democracia, promovida pela Empresa Ritmo de Som & Eventos em parceria com o Ministério da Educação.
Sendo assim desde do mês de Janeiro, vêm realizando um conjunto de workshops musicais nas escolas secundárias das ilhas de Santiago e São Vicente, com o objectivo de contribuir para o reforço do ensino da arte, para estimular os alunos na produção artística e não menos importante, para contribuir para uma boa saúde mental e psicológica dos adolescentes neste momento da crise sanitária.