Ministro da Cultura e das Industrias Criativas quer que o Farol de Fontes Pereira de Melo seja um ponto turístico de referência Nacional

Ministro da Cultura e das Industrias Criativas quer que o Farol de Fontes Pereira de Melo seja um ponto turístico de referência Nacional

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A afirmação foi feita pelo Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente na sua recente visita a ilha das montanhas.

O Farol Fontes Pereira de Melo, situado na localidade de Janela, concelho do Paúl, está neste momento a receber obras de requalificação e em breve estará de cara nova.

Em uma visita efetuada recentemente à ilha de Santo Antão, o Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente mostrou-se satisfeito com o andamento das obras, contudo, para aquele governante o problema da acessibilidade deve ser trabalhada, com vista a tornar o Farol de Fontes Pereira de Melo um ponto turístico de referência Nacional.

O projeto de reabilitação do Farol de Fontes Pereira de Melo é financiado pelo Governo do Reino de Espanha e o Governo de Cabo Verde, e conta com a parceria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, como entidade fiscalizadora.

Farol de Fontes Pereira de Melo, também conhecido por “Farol de Boi”, foi construído em 1886 por autorização da portaria Régia de 2 de abril em 1884. Desempenhou um papel importante na navegação marítima, assinalando a entrada norte do Canal de São Vicente.

Entrou para a história da revolta de Santo Antão de 17 de abril de 1886 quando o Governo Colonial fez deslocar a “Canhoneira Mandovi” para pairar nas águas próximas para proteger a equipa construtora e a obra já edificada, devido ao equívoco de que a população revoltada iria destruir o farol.

A torre é de alvenaria de secção octogonal, pintada de branco, bem como a casa reservada aos faroleiros, situada no sul da torre. A altura da parte superior da cimalha da torre sobre o nível do mar é de aproximadamente 162m. O raio de alcance é de 17 milhas.

Para além do farol, em 2020, será reinaugurado, também, o aqueduto Ponte Canal da Ribeira Grande, Santo Antão.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208