Mais de quatro mil famílias no município do Porto Novo, em Santo Antão, estão já inscritas no Cadastro Social Único (CSU), medida governamental que tem permitido localizar e focalizar os potenciais beneficiários de programas de protecção social, neste concelho.
Dados disponibilizados pelos serviços sociais da edilidade porto-novense referem que das 4.064 famílias inscritas no Cadastro Social Único, 1.367 pertencem ao grupo I, ou seja, os agregados familiares mais vulneráveis, que já estão a ter vários benefícios sociais, como ligação gratuita de energia eléctrica e de água, além de descontos nas facturas de consumo destes bens essenciais.
Para a autarquia, o Cadastro Social Único, criado em 2018, é uma “uma medida assertiva e de impacto na construção de um sistema de projecção social articulado, que aumenta a eficácia na prestação de benefícios sociais, principalmente nos sectores mais vulneráveis da população”.
As equipas no concelho do Porto Novo continuam a realizar trabalhos de terreno, com o objectivo de inscrever e actualizar as famílias consideradas vulneráveis, encontrando, nesta altura, em Alto Mira, no interior do município.
Fonte: Inforpress