O projecto sobre a valorização do parque natural de Tope de Coroa, no Porto Novo, Santo Antão, interrompido em Dezembro, vai ter continuidade, assegurou hoje o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente neste concelho, Joel Barros.
O projecto, que visa a protecção desta área protegida e na produção de plantas para a reflorestação, tem vindo a ser implementado pelas associações comunitárias no Planalto Norte, onde se localiza o parque, mas está parado desde Dezembro.
Trata-se, explicou Joel Barros, de um projecto financiado através dos programas anuais do MAA, financiado no âmbito do Fundo do Ambiente, que vai ser retomado, através de contratos com as associações Luz Verde do Norte e Tope de Coroa, ambas sediadas no Planalto Norte.
As intervenções no parque natural de Tope de Coroa, que já ultrapassaram os três mil contos, incidem, sobretudo, na construção do muro de protecção desta área protegida e na produção de plantas para a reflorestação.
O parque natural do Tope de Coroa tem uma extensão de mais de 84 quilómetros e dispõe de 61 por cento (%) de espécies endémicas de plantas típicas em Cabo Verde, muitos dos quais na lista de espécies em vias de extinção, devido ao pastoreio livre.