O desemprego está a afectar a localidade de Alto Mira, no interior do município do Porto Novo, Santo Antão, onde “muitas famílias” que não se dedicam à agricultura, estão a passar por “uma situação muito difícil”.
O alerta é do líder associativo, Idarlino Fortes, que explica à Inforpress que Alto Mira é um vale agrícola, mas “uma boa parte das famílias” não tem uma parcela de terra, dependendo, por isso, das frentes de trabalho para garantir a sua subsistência.
“A situação dessas famílias é muito preocupante. É preciso, por isso, que o Governo e a Câmara Municipal do Porto Novo olhem para essas famílias, que estão a ter muitas dificuldades, dada a ausência do emprego público nesta zona”, avisa a mesma fonte.
Líderes de outras comunidades no interior do Porto Novo, face à demora na queda de chuvas neste concelho, têm vindo a pedir a abertura de frentes de trabalho, com forma de socorrer as famílias em maiores dificuldades.
É o caso, por exemplo, de Ribeira dos Bodes, onde, pelo menos, duas dezenas de famílias, estão a precisar de “um dia de trabalho”, segundo a associação comunitária desta localidade.