Legislativas 2021: PAICV renova lista de candidatos a deputados e apresenta quatro mulheres como cabeças-de-lista

Legislativas 2021: PAICV renova lista de candidatos a deputados e apresenta quatro mulheres como cabeças-de-lista

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) vai concorrer às eleições legislativas de 18 de Abril com uma lista renovada, em que dos 72 candidatos, 62 concorrem pela primeira vez e quatro mulheres são cabeças-de-lista.

Em conferência de imprensa para a apresentação da lista dos candidatos a deputados do PAICV em todos os círculos eleitorais no país e na diáspora, o coordenador das eleições legislativas do partido, Fernando Moeda, realçou que foi um processo “longo” e que a gestão de expectativas foi um dado “muito importante” na escolha dos candidatos.

As listas que o PAICV apresenta ao eleitorado, elucidou, espelham a importância que o partido atribui às eleições legislativas de 2021, e integram militantes e simpatizantes e por individualidades independentes representativos da sociedade, visando a construção de uma cada vez maior aliança entre o partido e a sociedade e que colocam os interesses de Cabo Verde em primeiro lugar.

Segundo este responsável, as listas integram individualidades com profunda visibilidade e notoriedade bem como vivência social nos respectivo círculos eleitorais e dotadas de capacidade e competência técnica nas suas áreas de atividade. Os fatores comprometimento e engajamento político na construção de um Cabo Verde para todos e renovação, indicou, estiveram sempre presentes.

Questionado sobre os motivos que ditaram a renovação expressiva de candidatos em todos os círculos eleitorais, Fernando Moeda afirmou que o PAICV é um partido em constante renovação no que se refere à feitura das listas e dos seus dirigentes.

Para estas eleições, o PAICV apresenta assim uma lista renovada com apenas 10 deputados que terminam o mandato da IX legislatura e 62 que concorrem, pela primeira vez, ao cargo de deputado nacional, referindo que a nível de formação a lista é variada e tem candidatos juristas, professores, economistas, gestores, profissionais da saúde e das áreas sociais, e entre outras áreas.

Instado se esta renovação “não abriu feridas” no seio do partido, isto quando militantes do PAICV em São Vicente e Santo Antão demarcaram das atitudes e escolha feita pela líder do partido, disse que este é um assunto interno que deve ser tratado no seio do partido, reconhecendo, no entanto, que em democracia é normal haver situações do género.

“O PAICV aposta nestas eleições para ganhar as eleições, a nossa aposta é ganhar as eleições e isto explica a lista que foi feita não para servir tão somente o partido, mas para servir Cabo Verde e porque nós temos um projecto muito grande que é um Cabo Verde para todos, então a escolha das pessoas teve que se identificar com esses aspetos”, declarou, adiantando que na maioria dos círculos eleitorais há candidatos independentes.

Não sendo difícil cumprir a lei da paridade, apontou, o PAICV concorre às eleições legislativas com quatro mulheres como cabeças-de-lista, sendo Janira Hopffer Almada para Santiago Sul, Rosa Rocha – Santo Antão, Josina Freitas – São Vicente e Eva Ortet  do Fogo.

Reforçou, por outro lado, que num total de 151 candidatos, entre efetivos e suplentes, 83 são do género masculino e 68 do género feminino, afiançando que a Lei da Paridade foi cumprida com uma percentagem de 46% de mulheres.

A aposta do partido nas eleições de 18 de Abril, de acordo com o coordenador, na feitura de listas integra candidatos jovens em todos os círculos eleitorais, adiantando que em 72 concorrentes efetivos possíveis, 12 são jovens com menos de 35 anos de idade.

Cabeças-de-listas dos diferentes círculos eleitorais

Janira Hopffer Almada – Santiago Sul

João Baptista Pereira – Santiago Norte

Josina Freitas – São Vicente

Rosa Rocha – Santo Antão

Eva Ortet  – Fogo

Hipólito Barreto – São Nicolau

Démis Almeida – Sal

Walter Évora – Boa Vista

Edson Alves – Maio

Clóvis Silva – Brava

Américas – Alberto Alves

Africa – Mário Teixeira

Europa e resto do mundo – Francisco Pereira.

CM/ZS

FONTE: Inforpress/Fim.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208