Junt`amor é o nome de uma associação criada recentemente que se dedica a desenvolver e promover uma educação justa através do apoio à nível de materiais escolares, didáticos e de alimentos aos 18 jardins do concelho do Porto Novo.
A iniciativa parte de Adriana Reis, uma jovem portuguesa que em maio deste ano chegou a Santo Antão para um projeto de voluntariado.
Em declarações ao Santo Antão News, Adriana Reis diz que enquanto voluntária no concelho teve a oportunidade de conhecer a realidade das escolas e jardins-de-infância do Porto Novo.
“Ao longo deste caminho, fui-me deparando com algumas fragilidades nas escolas principalmente a nível de materiais didáticos fundamentais para o desenvolvimento holístico da criança, assim como na diversidade de alimentos existentes para a preparação das refeições.”
Foi neste contexto que surge a “Junt’ amor”, uma associação cujo nome surge da fusão entre o crioulo e o português e que envolve união e amor, realça Adriana Reis.
Os materiais, segundo a nossa entrevistada, serão transportados a Santo Antão no início de novembro e distribuídos em Dezembro e Janeiro a cada jardim.
A jovem conta ainda que os materiais são frutos de doações de editoras, fornecedores, fabricantes e lojas portuguesas e o objetivo é conseguir apenas artigos novos e atuais.
Além disso, recentemente, Adriana Reis criou uma campanha nas redes sociais que visa recolher materiais que possam ajudá-la neste projeto.