Jornalistas Daniel Almeida e Cassandra Silva são os vencedores do Prémio Nacional do jornalismo 2020

Jornalistas Daniel Almeida e Cassandra Silva são os vencedores do Prémio Nacional do jornalismo 2020

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os jornalistas Daniel Almeida do jornal A Nação e Cassandra Silva da Record TV foram os premiados nas categorias imprensa escrita e televisão no concurso do Prémio Nacional de Jornalismo 2020. Este ano, apesar da participação de alguns trabalhos não houve prémio na categoria Rádio, pelo facto do júri considerar a qualidade técnica e a estética patenteadas nos trabalhos submetidos a concurso “não fazem jus à performance a que a rádio habituou os ouvintes cabo-verdianos”.

A apresentação dos resultados do Prémio Nacional do Jornalismo foi anunciado ontem, dia 03 data em que assinala o Dia da Liberdade de Imprensa.

A grande reportagem “Negócio de ‘alto risco’ para Cabo Verde”, de Daniel Almeida, jornalista do A Nação foi o trabalho vencedor na categoria Imprensa Escrita.

Ainda nesta mesma categoria, por tratar-se de uma reportagem” pertinente, de grande interesse para a realidade cabo-verdiana”, o Júri decidiu atribuir uma menção honrosa à jornalista Gisela Coelho do mesmo órgão, pelo trabalho “Agrotóxicos – Cabo Verde sem controlo permanente de resíduos de pesticidas”.

Ainda na imprensa escrita, o júri entendeu expressar uma palavra de reconhecimento pelo esforço e dedicação demonstrados pela jovem jornalista, Sheilla Ribeira, do jornal Expresso das Ilhas. O júri apreciou com satisfação o trabalho de reportagem “Relacionamento com tios” submetido a concurso e estimula a jornalista a aprimorar e a aprofundar a abordagem desse tipo de assuntos de cariz social.

Em relação a categoria televisão, venceu a reportagem “Homens do Mar: uma viagem em busca da sobrevivência”, da jornalista Cassandra Silva, da Record TV – Cabo Verde.

O Júri decidiu ainda distinguir com a atribuição de menção honrosa os trabalhos “Para Além da Folia”, de Filomena Alves, jornalista da TCV- Mindelo, e “Abuso Sexual Infantil”, de Soraia de Deus, jornalista da ACI.

A categoria Rádio não mereceu este ano destaque no colectivo do Júri, apesar da expressiva participação dos jornalistas. Segundo nota da Associação dos Jornalistas AJOC, “o júri reconheceu que em comparação com os anos anteriores, desde o início do PNJ, a qualidade técnica e a estética patenteadas nos trabalhos submetidos a concurso não fazem jus à performance a que a rádio habituou os ouvintes cabo-verdianos”.

Estribados nos critérios estipulados no Regulamento do PNJ, o júri não conseguiu encontrar, no conjunto dos trabalhos, nenhum que se tivesse destacado pela “qualidade técnica”, pela “relevância”, pela “originalidade”, pela “criatividade” e pela “profundidade”, lê-se no comunicado.

Um total de quarenta trabalhos jornalísticos foi submetido ao concurso Prémio Nacional de Jornalismo, sendo 11 na categoria Rádio; 14 da Televisão; e 15 da Imprensa Escrita (jornais impressos, online, agência). Refira-se que este ano a participação superou a registada em 2019, que se fixou nas 22 candidaturas.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208