Jornada sobre o Desenvolvimento do sector privado, sobre mulheres e as oportunidades de comércio em África e a economia azul

Jornada sobre o Desenvolvimento do sector privado, sobre mulheres e as oportunidades de comércio em África e a economia azul

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Caí o pano esta sexta-feira, 11, da jornada sobre o “Desenvolvimento do Sector Privado, centrada em duas temáticas, mulheres e as oportunidades de comércio em África e a economia azul”, na ilha do Fogo. Fruto de uma parceria entre o PNUD, o Governo, as câmaras municipais da ilha e parceiros do sector privado.

Relativamente ao primeiro tema, trata-se de um workshop que acontece na sequência de uma consulta nacional aos diferentes intervenientes no sector do comércio e particularmente as mulheres que exercem actividade neste importante sector, iniciada na semana passada pelo PNUD, e que visa preparar o Protocolo Africano sobre Mulheres no Comércio, um instrumento que irá integrar as necessidades e as prioridades das mulheres no comércio transfronteiriço no Acordo Africano de Livre Comércio, fazendo com que estas possam utilizar e beneficiar das oportunidades dos acordos.

Com essa iniciativa, é uma grande oportunidade para a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentável para África, entretanto, o PNUD pretende ouvir estas mulheres para que as soluções saídas da consulta reflictam soluções por estas delineadas.

Quais são os sectores em que as mulheres exportam ou podem exportar mais? As mulheres têm acesso a recursos produtivos, bens e tecnologia apropriada para facilitar a sua entrada e envolvimento efectivo nas cadeias de valores regionais? Estas são algumas das questões que serão analisadas durante a sessão consultiva.

Ela é destinada à micro, pequenas e médias empresas, engajadas na exportação de bens e serviços, associações que promovem a participação das mulheres nos negócios, câmaras de comércio, entre outras.

 

Opinião