Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica alerta influência de baixa pressão nas próximas 48 horas no país

Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica alerta influência de baixa pressão nas próximas 48 horas no país

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alertou hoje que Cabo Verde está sob influência de um sistema de baixa pressão, podendo nas próximas 48 horas registar precipitação de intensidade variável e agravamento do estado de mar.

Segundo o instituto, esse sistema de baixa pressão encontra-se a 20 milhas ao Sul da ilha de Santiago, movendo-se em direcção a Norte/ Noroeste das ilhas de Cabo Verde.

“Durante a sua passagem, condicionará o estado do tempo nas próximas 48 horas, com ocorrência de precipitação de intensidade variável e agravamento significativo do estado do mar, com maior incidência nas ilhas de Sotavento durante o dia de hoje, terça feira, 03, e madrugada de amanhã, 04 de Agosto, atingindo as ilhas mais a norte, como São Vicente e Santo Antão, com menor intensidade”, lê-se no comunicado.

O instituto lembra ainda que com o início da época das chuvas, tais situações tendem a ser cada vez mais frequentes, pelo que a vigilância do estado do tempo no arquipélago e as previsões da sua evolução serão contínuas e actualizadas.

Sendo assim faz a previsão do tempo para as próximas 24 horas das 12:00 do dia 03 de Agosto às 12:00 do dia 04 de Agosto de 2021, distribuído pelas ilhas de Sotavento: Maio, Santiago, Fogo, Brava com céu nublado a muito nublado, com possibilidades de ocorrência de chuviscos e/ou chuva moderada durante a tarde e à noite, com visibilidade em geral boa (igual ou superior a 10 km), vento de NE/E bonançoso ou moderado (12-28 km/h), soprando por vezes fraco variável.

Já o estado do Mar: Ondas de S/SE, com 1.0-2.5m, SE/NE nas Zonas Costeiras Norte/Sectores Inter-Ilhas, 2.0-3.0m mais a Sul do Arquipélago, com agravamento mais a Sudeste, com uma temperatura Máxima: 28/30°C; temperatura Mínima: 22/24°C,

Nas ilhas Orientais de Barlavento: Sal, Boa Vista com céu em geral nublado, com possibilidades de ocorrência de chuviscos e/ou chuva fraca durante a madrugada, visibilidade em geral boa (igual ou superior a 10 km), vento de NE/E bonançoso ou moderado (12-28 km/h), soprando por vezes fraco variável durante a madrugada/manhã.

Estado do Mar: Ondas de NE/SE, com 1.0-2.5m, 2.0-3.0m mais a Nordeste/Leste do Arquipélago, aumentando a Leste/Sudeste, temperatura Máxima: 28/30°C; Temperatura Mínima: 22/24°C

Também nas ilhas Ocidentais de Barlavento: Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, com céu nublado a muito nublado, com possibilidades de ocorrência de chuviscos e/ou chuva moderada durante madrugada, visibilidade em geral boa (igual ou superior a 10 km), vento de NE bonançoso ou moderado (12-28 km/h), soprando por vezes fresco (29-38 km/h) nalguns pontos da região no período da tarde.

Estado do Mar: Ondas de NE/SE, com 1.0-2.5m, 2.0-3.0m mais a Noroeste do Arquipélago, temperatura Máxima: 27/29°C; temperatura Mínima: 22/24°C.

 

Opinião