INE: os preços dos produtos importados aumentaram em 0,1% em Fevereiro de 2021

INE: os preços dos produtos importados aumentaram em 0,1% em Fevereiro de 2021

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os preços dos produtos importados aumentaram em 0,1 por cento (%), em Fevereiro de 2021, valor superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em contrapartida, a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -0,4%, em Fevereiro de 2021, valor inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p) face ao registado no mês anterior, conforme os dados do Índice de Preços do Comércio Externo (IPCE).

Os dados mostram que em termos de variação mensal em Fevereiro de 2021, o índice de preços da importação situou-se em 90,5, tendo registado um acréscimo de 0,1% relativamente ao mês de Janeiro. Já o índice subjacente na importação cresceu de 0,7% e volátil decresceu 1,3%.

O INE aponta que os aumentos dos preços da importação ocorreram, sobretudo, nos grupos de “bens intermédios” (0,3%), explicada essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para as indústrias” (17,4%), “bens de capital” (4,2) devido à subida de preços de “máquinas” (4,6%) e “combustíveis” (0,1%), devido à subida da única subcategoria denominada “combustíveis” que aumentou 0,1%.

Já as diminuições dos preços ocorreram nas categorias de “bens de consumo” (-0,9%) justificada pela descida de preços de “produtos alimentares transformados” (-0,5%).

Em termos homólogos, ou seja face a Fevereiro de 2020, o índice de preços da importação diminuiu 13,8%.

No que se refere à exportação os dados mostram que o índice situou-se em 98,5 correspondendo a um decréscimo de 0,4% face ao mês anterior. Em termos homólogos o índice situou-se em -3,6%.

Comparativamente ao mês de Fevereiro de 2020, os índices subjacente e volátil na exportação registaram decréscimos de 1,5% e 8,9%, respectivamente.

Dados do INE indicam que no mês de Fevereiro 2021 o Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 108,7, registando-se uma diminuição de 0,5%, comparativamente ao mês anterior. Em termos homólogos houve uma variação 11,9%.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208