Guiné-Bissau “apoia firmemente” proposta de mobilidade na CPLP apresentada por Cabo Verde

Guiné-Bissau “apoia firmemente” proposta de mobilidade na CPLP apresentada por Cabo Verde

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, reiterou hoje a “posição firme” do seu país em apoiar a proposta de mobilidade a nível da CPLP apresentada por Cabo Verde, enquanto presidente em exercício da comunidade.

A discussão da proposta de mobilidade a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser objecto de discussão e aprovação na próxima reunião ministerial prevista para 26 deste mês e, depois, será apresentada à cimeira de Chefes de Estado e do Governo da CPLP, prevista para o mês de Julho, em Luanda (Angola).

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, foi feito um “árduo trabalho” com vista a se encontrar um acordo que possa responder às necessidades dos países membros da CPLP.

Neste momento, Cabo Verde é presidente em exercício da CPLP.

“Apoiamos  porque pensamos que é um modelo de mobilidade que se adequa ao espaço CPLP e, graças a sua flexibilidade,  permite  que todos os países que integram este espaço comum possam realmente ver satisfeitos os seus anseios de mobilidade”, sublinhou, por seu lado, a governante bissau-guineense.

Suzi Barbosa congratulou-se, ainda,  com a “integração cada vez mais efectiva” da comunidade bissau-guineense em Cabo Verde.

“Estamos cimentar as bases para que  ainda seja mais fácil esta integração”, afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.

No final da visita da governante guineense, os dois países assinaram um acordo nos domínios da comunicação social, energias renováveis e agricultura, que prevê “formações e intercâmbio de experiências”,  e um memorando de entendimento que, segundo a governante bissau-guineense, vai permitir a “intensificação dos trabalhos nas áreas consulares”.

Para o chefe da diplomacia cabo-verdiana, Rui Figueiredo Soares, a assinatura de “importantes acordos”, abrangendo várias áreas, é  “um sinal inequívoco” do estreitamento das “relações históricas” entre os dois países.

“Se há dois países no mundo que podem dizer-se irmãos, estes dois países são indubitavelmente a Guiné-Bissau e Cabo Verde”, apontou o chefe da diplomacia cabo-verdiana, acrescentando que existe vontade da parte dos dirigentes dos respectivos Estados em dar passos com vista ao estreitamento das suas relações.

Durante a sua estada em Cabo Verde, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau visitou a ilha do Fogo e o interior de Santiago.

Cortesia: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208