No município do Porto Novo, os produtores de grogue em Ribeira da Cruz estão a investir na modernização das suas unidades tendo em vista a exportação do produto para os Estados Unidos da América (EUA).
Emídio Alves é um dos produtores que diz estar a criar condições para exportar o grogue para os EUA, o principal mercado para a aguardente de Santo Antão, no seu entender.
Também, no Tarrafal de Monte Trigo, os produtores têm estado a modernizar as suas estruturas, com impacto na melhoria da qualidade do produto, que está, há dois anos, a ser exportado para França.
O grogue de Santo Antão deve, já a partir de Março, dispor do selo de origem e, ainda este ano, poderá ser certificado, o que, segundo os produtores, vai facilitar a exportação do produto para mercados internacionais.
Os produtores destacam o “bom trabalho” que a Inspeção-geral da Actividade Económica (IGAE) tem feito em matéria de fiscalização, trabalho que, a seu ver, deverá ser reforçado ainda mais, em prol da qualidade do grogue, cuja produção, nesta ilha, estima-se em dois milhões de litros/ano.