Governo vai criar laboratório nacional de metrologia, disse ministro

Governo vai criar laboratório nacional de metrologia, disse ministro

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O ministro da Indústria, Comércio e Energia disse hoje que o sector da metrologia vai avançar para um novo patamar de desenvolvimento das infra-estruturas de qualidade com a criação de um laboratório nacional de metrologia.

Alexandre Monteiro fez esse anúncio na sessão de abertura do ‘workshop’ sobre o “cumprimento de requisitos legais da metrologia na importação”, debate promovido pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) para marcar o Dia Mundial de Metrologia, que este ano se assinala sob o lema “medição para a saúde”.

“Entendemos continuar a avançar com passos consistentes na edificação da chamada infra-estrutura de qualidade do país, de forma faseada, mas persistente, consolidando cada etapa percorrida. Cabo Verde pretende, nesta legislatura, avançar para um novo patamar de desenvolvimento das infra-estruturas de qualidade onde iremos criar um laboratório nacional de metrologia”, afiançou.

Segundo o governante, essa medida visa contribuir para uma melhor confiança nas medições e para, mais de que nunca, se enfrentar desafios globais de medicamentos confiáveis, mais energia sustentáveis, menos poluição, melhor qualidade da água, alimentos seguros, mais e melhor saúde, prosperidade e bem-estar das humanidades no domínio da qualidade.

O ministro mencionou ainda como outra grande aposta a consolidação da certificação dos bens e serviços que permitirá maior garantia de produtos para exportação e melhores condições de acesso para o mercado mais exigente e referiu-se aos grandes progressos do sector levado a cabo com a aprovação, recentemente, do quadro legal para produtos pré-embalados quer para importação quer a nível nacional.

“No nosso dia-a-dia todos nós lidamos com os resultados da metrologia e das medições sem darmos conta, pois, já estão devidamente incorporados na nossa vivência, na aquisição de bens, no consumo de medicamentos, nas viagens e em qualquer que seja a actividade que desenvolvemos”, prosseguiu, realçando por outro lado, que a metrologia faz parte da vivência diária das pessoas no comércio, na indústria, na saúde, na segurança, nos transportes e outras áreas.

O Estado deve fazer esforços contínuos de verificação dos seus equipamentos e instrumentos de medida, através de diferentes instituições de qualidade que engloba a metrologia, nomeadamente a inspecção, o desenvolvimento empresarial, as instituições de ensino, as autarquias e os privados produtores de bens e serviços, disse o ministro.

Neste particular, sublinhou que a verificação de instrumentos de medição e monitoramento de vários parâmetros é ainda mais relevante no sector da saúde onde se mede a temperatura, a pressão arterial bem como a dosagem de medicação visando garantir melhor saúde às populações.

Neste sentido, garantiu que se devem dar às empresas ferramentas no sentido de as apoiar no conhecimento de um melhor processo produtivo no que se refere à quantidade medida para a posterior transacção e consequente benefício para o consumidor final.

Para finalizar referiu-se ao lema deste ano, destacando a importância das medições e da metrologia enquanto ciência das medições, particularmente, a componente legal que contribui para assegurar que o cumprimento de regulamento técnico metrológico e de verificações sistemáticas dos equipamentos e instrumentos de medição às empresas e instituições estão a garantir aos consumidores um melhor produto ou serviço.

“O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual tem sobre a sua alçada o sistema nacional da qualidade, ou seja, a responsabilidade de proceder à verificação dos equipamentos, instrumentos de medição em todos os sectores que compõem a sociedade”, concluiu, sublinhando que esse trabalho contribui para a confiança dos resultados das medições efectuadas, conferindo uma maior garantia à equidade de comércio entre Cabo Verde e os países com os quais transacciona bens e serviços.

O Dia Mundial da Metrologia é a celebração anual da assinatura da Convenção do Metro por representantes de dezassete países, em 20 de Maio de 1875. Actualmente a data é lembrada, anualmente, em 80 países e a convenção tem como propósito fornecer ferramentas básicas para um sistema coerente de medições em todo o mundo.

Fonte: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208