Fogo: Perto de seis dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe votam hoje

Fogo: Perto de seis dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe votam hoje

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Cerca de 60 reclusos da cadeia civil de São Filipe, exercem hoje e de forma antecipada o direito de voto para as legislativas do dia 18, disse à Inforpress o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE).

Francisco Tavares avançou que 59 reclusos pediram para exercer o direito de voto de forma antecipada, no âmbito do artigo 213º nº 2 alínea b) e que a votação acontece hoje, com início as 10:30, no estabelecimento prisional, respeitando o estatuído no artigo 214 do Código Eleitoral.

Do total dos reclusos que requereram o voto antecipado, a “esmagadora maioria” é do município de São Filipe, 54, quatro são dos Mosteiros e um de Santa Catarina do Fogo, mas o delegado avançou que um dos reclusos de São Filipe, que pediu para votar antecipadamente, já deixou este estabelecimento.

Além dos reclusos, a lei permite a outras categorias profissionais o exercício do voto antecipado, desde que no dia das eleições estejam impedidos de o fazer por motivos profissionais. Para a realização do voto antecipado, a CNE enviou, há sensivelmente uma semana, os boletins para o efeito.

Além de votação antecipada a delegação de CNE promove, a partir de hoje, e até sábado, 10, uma acção de formação para todos os membros das 66 mesas de assembleia de votos e dos fiscais de São Filipe.

Formação do género também é realizada nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina, igualmente para todos os membros das assembleias. Quem não participar na formação será excluída.

 

Opinião