As famílias que vivem no bairro da Holanda, em Lagoa do Planalto Leste, em Santo Antão, voltaram hoje a pedir a recuperação das 12 moradias que compõem este bairro, cujos tectos ameaçam ruir a qualquer momento.
As famílias que vivem nesse bairro, construído há quase duas décadas, têm vindo a pedir a intervenção das autoridades municipais na recuperação das habitações, cujo tecto ameaça cair, alertando para a aproximação da época das chuvas que constitui um risco acrescido.
Manuel Pinto, porta-voz das famílias, explicou que os moradores vivem aflitos, já que as moradias estão cada vez mais degradadas, algumas das quais representando “sérios riscos” para a vida das pessoas que nelas vivem.
O presidente da associação comunitária Luz Viva, de Lagoa do Planalto Leste, Aristides Morais, já tinha alertado para a necessidade de se recuperar essas casas, construídas, em 2003, no quadro da cooperação holandesa.
Dezoito anos depois, as habitações nunca receberam benefícios, facto que, segundo a associação Luz Viva, levou à deterioração das habitações, cujos tectos ameaçam cair.
Porém, está nos planos da Câmara Municipal da Ribeira Grande a reabilitação do bairro, tendo depositado, há já alguns meses, no local, algum material de construção para o efeito, segundo constatou a Inforpress no local.