Faleceu o artista Kaká Barbosa vítima de um tumor maligano

Faleceu o artista Kaká Barbosa vítima de um tumor maligano

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O artista cabo-verdiano Kaká Barbosa que se encontrava internado no Hospital Agostinho Neto na Praia faleceu nesta manhã do dia 01, aos 70 anos vítima de um tumor maligno.

O compositor, interprete e músico Kaká Barbosa faleceu aos 70 anos após uma brilhante carreira. Carlos Alberto Lopes Barbosa, “Kaká Barbosa”, nasceu em São Vicente, viveu grande parte da sua vida em Santa Catarina de Santiago.

O intérprete foi ultimamente homenageado pela Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) no âmbito dos seus 15 anos de existência. Foi ainda homenageado festival Grito Rock 2019.
Kaká Barbosa teve uma carreira marcada pela sua capacidade de se envolver em diferentes áreas, como a da música, escrita, poesia, etc.

Kaká Barboza tem cinco obras publicadas sendo três escritas em caboverdiano [Vinti Xintido Letrado na Kriolu, Son di ViraSon e Konfison na Finata – poesia] e duas em português [ChãoTerra Maiamo – poesia e Cântico às Tradições – contos], tem pronto para publicação duas colectâneas de poesia – Terra Dilecta e Gaveta Branca – escritas em língua portuguesa e tem em preparação o livro das suas composições – Letras , Sons & Concertos.

Escreveu vários artigos de opinião dispersos em revistas e jornais nacionais e jornais electrónicos. O membro fundador do Movimento Pró – Cultura; membro fundador Associação dos Escritores Caboverdianos; participou na formação o de várias organizações sociais e culturais do país nomeadamente Grupo Simentera. Foi galardoado com o Diploma – Recognition do Governo do Estado de Rhode Island and Providence Plantations – USA pelo contributo dado à cultura cabo-verdiana.

Foi galardoado com a Medalha de Mérito por ocasião do 30º Aniversário da Independência Nacional por Sua Excelência o Primeiro-ministro de Cabo Verde – Dr. José Maria Neves e com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão por Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde – Comandante Pedro Verona Rodrigues Pires.

Foi sócio fundador e membro do Conselho de Administração da Sociedade de Autores Cabo-verdianos. Foi Deputado da Nação da VI Legislatura e VII legislatura. É autodidacta.

Opinião

Fechar