Escassez de água afeta cada vez mais a agricultura em alguns vales agrícolas, segundo lavradores

Escassez de água afeta cada vez mais a agricultura em alguns vales agrícolas, segundo lavradores

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A escassez de água para a agricultura é cada vez mais acentuada em alguns vales no interior do Porto Novo, Santo Antão, por causa da seca que fustiga este município há cinco anos seguidos, conforme os agricultores.

A crise de água para a rega está a ser mais sentida em Alto Mira e Ribeira das Patas, dois dos maiores vales agrícolas do concelho do Porto Novo, informaram as respectivas associações de agricultores, que pedem investimentos na mobilização de água subterrânea.

Em Alto Mira, o presidente da associação dos agricultores Idalino Fortes declarou à Inforpress que a “escassez de água é a maior preocupação” dos lavradores locais, sobretudo no primeiro povoado e em Faial, devido à diminuição do caudal das nascentes provocada pela seca, que assola Porto Novo.

Além da recuperação da barragem subterrânea em Chã de Branquinho a classe propõe ainda a execução de um furo no primeiro povoado de Alto Mira.

Em 2021, Porto Novo viveu “o pior dos últimos cinco anos de seca” que está a ter impacto no caudal das nascentes também na Ribeira das Patas, segundo o representante da associação para o desenvolvimento integrado desta localidade, Arlindo Delgado.

Os lavradores locais têm estado a pedir investimentos na mobilização de água subterrânea no quadro do projeto de reordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas.

Também, na Ribeira dos Bodes as nascentes estão a secar, segundo o porta-voz dos agricultores, Henrique da Luz, realçando, contudo, o facto de este vale dispor de três furos que estão a conseguir disponibilizar aos lavradores.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208