A edilidade porto-novense felicitou hoje a empreendedora Eugénia Brito, residente no Tarrafal de Monte Trigo, interior do concelho do Porto Novo, Santo Antão, vencedora do concurso nacional EMPREAMAR com o seu projecto “Centro de Animação Turística”.
Eugénia Brito aposta, assim, na instalação do centro de animação turística, que objectiva, sobretudo, a promoção dos desportos náuticos no Tarrafal de Monte Trigo, segmento que começa a dar os primeiros passos nessa zona, considerada, para muitos, “um paraíso escondido” no interior da ilha de Santo Antão.
O EMPREAMAR é um programa do empreendedorismo para o sector marítimo em Cabo Verde, que privilegia a inovação para o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras de Cabo Verde, tendo por objectivo “contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que dependem da economia marítima, através da implementação de soluções inovadoras”.
Segundo o promotor, o projecto “Centro de Animação Turística” assenta numa nova dinâmica de desenvolvimento, enquadrando os desportos náuticos nas rotas turística, com intuito de satisfazer as necessidades de quem visita a localidade do Tarrafal de Monte Trigo, que já representa “um destino de referência” para a maioria dos turistas que procuram a ilha de Santo Antão.
Eugénia Brito acredita que o projecto, que respeita “acima de tudo, o ambiente”, terá “impactos significativos” para a comunidade do Tarrafal de Monte Trigo, uma zona com grande potencial turístico, pesqueiro e agrícola.
Fonte: Inforpress