É objectivo do Governo que as pessoas tenham acesso ao emprego e deixem de receber o rendimento social de inclusão” – ministro

É objectivo do Governo que as pessoas tenham acesso ao emprego e deixem de receber o rendimento social de inclusão” – ministro

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O ministro da Família e Inclusão Social destacou hoje o esforço do Governo em aumentar os beneficiados pelo Rendimento Social de Inclusão (RSI), afirmando que o objetivo é fazer com que as pessoas consigam o seu próprio rendimento.

Fernando Elísio Freire fez estas declarações no Parlamento, durante uma intervenção na primeira sessão plenária deste mês de Março que, de entre outros pontos, tem como ordem do dia perguntas dos deputados ao Governo.

Na sua intervenção, o também ministro do Estado e ministro do Desporto começou por destacar que antes haviam cerca de 11 mil famílias que beneficiavam do RSI, mas que o Governo aumentou este número para 29 mil, num espaço de um ano e ainda mais em contexto de pandemia.

“Este é um esforço financeiro enorme. Conseguimos um reforço de verba junto do Banco Mundial e fizemos este alargamento. Devemos continuar neste esforço porque com a pandemia muitas pessoas perderam rendimento, então temos que estar a fazer esta atualização constante do cadastro para que possamos ter cada vez mais pessoas qualificadas para receber o rendimento social de inclusão”, acrescentou.

Mas, acrescentou, o objetivo do Governo não é aumentar o número de pessoas que recebem o rendimento social de inclusão.

“Queremos ganhar esta guerra contra a pandemia e retomar o crescimento económico que tínhamos até início de 2020, para que as pessoas tenham acesso ao emprego, a um rendimento digno e deixem de receber o rendimento social de inclusão. É estes o nosso objetivo no futuro e nós vamos cumpri-lo e reforçar o registo do cadastro e ter sempre rendimentos sociais para igualar as oportunidades”, disse.

O Governo quer ainda, de acordo com Fernando Elísio Freire, introduzir dentro do cadastro todas as pessoas que exercem qualquer tipo de atividade, ou seja, fazer um registo de cadastro para todo o cidadão cabo-verdiano.

“Isso para que as pessoas, quando tiverem algum problema, já estejam cadastradas, de forma a se saber a que grupo pertencem e a forma como podem ter acesso aos benefícios sociais”, complementou.

Finalizando, o governante lançou um apelo para que as pessoas formalizem as suas atividades económicas já que, argumentou, será mais fácil assim ter políticas direcionadas para elas e ajudá-las em momentos de crise e de dificuldades.

 

FONTE: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208