Docente diz que “intromissão do jogo político” nas universidades afeta produção científica no País

Docente diz que “intromissão do jogo político” nas universidades afeta produção científica no País

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Adilson Semedo, considerou hoje que a “intromissão do jogo político” na esfera das universidades tem afetado a produção científica em Cabo Verde. Adilson Semedo defendeu esta tese a propósito do II Congresso dos Doutorados Cabo-Verdianos, realizado no Instituto do Mar (IMAR) em São Vicente.

Para o docente universitário, que falou no painel “Novas abordagens do ensino superior em Cabo Verde”, a “atual partidarização das instituições de ensino superior” é um “contrassenso, que fere profundamente” os interesses do Estado e da Nação e que “prioriza essencialmente os interesses político/partidários”. Para Adilson Semedo, o   “problema maior” é que mesmo a nível dos académicos ainda não há um consenso sobre isso, mesmo que todos estejam cientes de que se trata de um facto.

A mesma fonte disse ainda que seria interessante que aparecesse um académico que pudesse sustentar e dizer que o campo académico não está politicamente formatado. Isso, explicou, poderia motivar a abertura de um debate e a apresentação de um contraditório. Mas, defendeu que tal contraditório “não existe porque todos estão cientes que a influência política/partidária nas esferas universitárias, particularmente nas universidades públicas”, é algo “extremamente lesivo aos interesses da Nação”.

Segundo o professor, este facto impede a agenda para a ciência porque passa a haver indivíduos que estão “muito mais voltados e preocupados com o apetrechamento da sua vocação para a política” do que propriamente para a ciência. Mas, conforme Adilson Semedo, isso, em parte, acontece devido à desmotivação e falta de autoestima dos académicos que “não vêm uma política de carreira”, que já está formalizada, “a ser despoletada”, e que não vêm o investimento feito na sua formação, traduzindo-se na valorização do trabalho que desempenhou a nível do ensino e da investigação. Diante disso, explicou, mesmo estando numa esfera em que “devem desenvolver o trabalho científico, ao invés do político”, os académicos ficam “sensíveis a buscar estratégias empreendedoras para resolverem as suas vidas e necessidades” a partir de outros meios e “não focando exatamente no trabalho que deve ser”.

Questionado pela Inforpress se acredita que essa partidarização tem contribuído para a falta de financiamento para a produção científica em Cabo Verde, Adilson Semedo referiu que noutros países criam-se fundações com autonomia e personalidade jurídica próprias e que lhes permitam ter meios legais para recrutar e distribuir fundos, mas, observou, Cabo Verde “não avançou neste sentido”.

“Recentemente tem havido programas pontuais em que se financia um ou outro projecto, mas isso é irrisório quando se pensa em criar uma ciência de base e com base estruturada e sustentável”, afirmou Adilson Semedo, para quem estas são “nada mais de que medidas mais paliativas” que, no fundo, “não são sustentáveis”. Ou seja, concretizou, “mudam-se as decisões e vontades políticas e os programas desaparecem”.

Por isso, o professor universitário defendeu a necessidade de “um pacto de regime” em que os partidos políticos pudessem “sentar-se à mesa e decidir que as universidades passassem a ser um terreno neutro”. “Trata-se, contudo, de uma ideia  hipotética e utópica, porque não há nenhum interesse do campo político em fazê-lo”, declarou, pelo que, finalizou, deve partir dos académicos em assumir isso como um problema e começar de facto a encetar lutas nesse sentido.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208