O diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, destacou hoje a importância de um donativo de 28 mil testes rápidos e 62 mil máscaras cirúrgicas atribuídos pela Unicef, para ajudar Cabo Verde no combate à propagação da covid-19.
Informações avançadas durante a sua intervenção na cerimónia de entrega oficial das máscaras e testes rápidos, este donativo enquadra-se no projeto “prevenir e responder a covid-19 em Cabo Verde”, executado pela Unicef e financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Segundo o diretor este apoio, que será distribuído a todas as estruturas de saúde a nível nacional, irá reforçar as ações de prevenção e controlo da covid-19 em Cabo Verde, acrescentando que esta iniciativa veio “em boa hora”.
“É mais um apoio que vem em boa hora, são testes que são utilizados para o rastreio de pessoas infetadas, no sentido de se poderem tomar as medidas para mitigar a propagação do vírus, portanto, o teste rápido tem um grande valor, as máscaras são outras ferramentas que utilizadas de forma adequada, vão apoiar na mitigação da propagação do vírus”, referiu.
Entretanto Jorge Noel reconheceu, que a luta contra a covid-19 não tem sido fácil e que a mesma tem exigido todos os esforços e recursos, de forma a acalmar os efeitos negativos da doença, defendendo que com “o forte engajamento de todos” será possível “vencer a batalha” contra a covid-19.
Já o representante da Unicef em Cabo Verde, Steven Ursino, disse que esse donativo faz parte de um projeto mais vasto que visa contribuir para o reforço nacional à covid-19, com foco nas áreas de comunicação de risco e engajamento comunitário, formação sobre comunicação e risco para jovens líderes locais e organizações e associações comunitárias.
Reiterou o apoio e empenho da organização no reforço institucional e técnico da saúde e na ajuda ao País para alcançar os objetivos, que contribuem na proteção da população no contexto da pandemia.
Acrescentando reconheceu, “o empenho e esforço” de Cabo Verde no reforço a resposta nacional à pandemia da covid-19, “não obstante os desafios que persistem”, devido a exigência da situação.
Também a representante da USAID, Amanda Porter, reafirmou o apoio dos Estados Unidos da América na luta contra a covid-19, garantindo que o seu país está disponível em trabalhar com todos os países na mitigação dos efeitos devastadores económicos e na saúde pública causada pela pandemia.
“As máscaras e os testes rápidos são ferramentas essenciais para monitorar e prevenir a disseminação da covid19. Temos muito orgulho em ajudar a responder a estas necessidades contínuas”, ressaltou, destacando o trabalho “contínuo e incansável” de Cabo Verde para travar a pandemia.