Dezoito jovens recebem formação de treinadores e árbitros da modalidade

Dezoito jovens recebem formação de treinadores e árbitros da modalidade

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Dezoito jovens da Região Norte de Santo Antão iniciaram hoje, na Ponta do Sol, uma formação em treinamento e arbitragem de teqball, com vista a “massificar e dinamizar” esta nova modalidade na região.

O presidente da Associação de Teqball Região Norte de Santo Antão, Carlos Fonseca, disse à Inforpress que a formação visa capacitar jovens da região desportiva zona norte da ilha e “incentivá-los” a massificar esta modalidade que ainda é “embrionária” no País.

“Hoje damos um grande pontapé de saída na nossa região desportiva e   esperamos que brevemente tenhamos frutos e conseguimos dar um salto mais alto de pelo menos neste primeiro momento estar representados a nível nacional” enfatizou Carlos Fonseca.

Depois da formação, o presidente da associação de teqball assegurou que vão realizar desafios nas comunidades dos concelhos da Ribeira Grande e do Paul para atrair atletas para esta nova modalidade.

A formação vai decorre até sábado, 21, e está sendo ministrada numa parceria entre a Federação Cabo-verdiana de Teqball (FCT), Associação de Teqball Região Norte de Santo Antão e a Câmara Municipal da Ribeira Grande.

O teqball deu os primeiros passos em Cabo Verde em 2019, nos Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, e agora pretende-se expandir a modalidade, que se assemelha ao ténis de mesa, mas que pode ser jogado com qualquer parte do corpo, menos as mãos, e de forma singular, dupla e até misto.

Opinião