Deputados do MpD prometem continuar diálogo com Governo com vista à expansão do porto

Deputados do MpD prometem continuar diálogo com Governo com vista à expansão do porto

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD, poder), eleitos por Santo Antão, prometem “continuar o  diálogo” com o Governo com vista à realização das obras de expansão do porto do Porto Novo.

O diálogo, segundo o deputado Damião Medina, vai ser, também, mantido com Empresa Nacional da Administração dos Portos (Enapor), incentivando esta empresa e o executivo “a continuar a procurar parcerias e recursos para a continuidade de obras no porto”.

“Como sempre estaremos, em diálogo com o Governo e com a Enapor, incentivando-os a continuar a procurar parcerias e recursos para a continuidade de obras no porto, criando as condições para a atracagem de navios cruzeiros de grande porte e desembarque dos turistas em segurança e comodidade”, promete.

A seu ver, o porto do Porto Novo precisa ser ampliado para permitir “melhorias operacionais” no porto “em termos de carga e descarga, desembarque e embarque de passageiros de cabotagem”.

“Apesar de milhões e milhões” investidos anteriormente no porto, não se resolveu, explicou, “a maior necessidade reivindicada pelos santantonenses e pelos operadores económicos” que é a extensão do Porto em comprimento, em pelo menos 150 metros.

Este porto, que possui três cais com 45, 115 e 135 metros, foi remodelado em 2013, numa intervenção que permitiu a expansão do seu berço de atracação e do seu terrapleno, bem como a construção do edifício da gare marítima.

Entretanto, os estudos sobre esta infra-estrutura portuária, apresentados no início deste ano, propõem investimentos na expansão do porto à volta de 39 milhões de euros.

Os estudos prevêem um porto marítimo “com valência de porto de pesca, de recreio náutico e de turismo de cruzeiros”.

Os estudos de expansão do porto marítimo do Porto Novo, elaborados pela empresa Proman Future (Portugal), apontam para uma infra-estrutura portuária capaz de receber, em simultâneo, dois navios de cabotagem, utilizando rampas Ro/Ro, e um navio de cruzeiro de 200 metros de comprimento.

Fonte: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208