Agricultores em Martiene, Chã de Branquinho, Covoada de Vassoura, Clementim e Aldeia do Norte, no interior do município do Porto Novo, Santo Antão, vão ser, ainda este ano, contemplados com o sistema de rega gota-a-gota.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel Barros, assegurou que a instalação do sistema de rega localizada nessas zonas está previsto no quadro do plano de investimentos deste ministério, facto que leva os agricultores desses vales a perspectivar um incremento da produção agrícola, ainda a partir de 2021.
Em Chã de Branquinho, Covoada de Vassoura e Clementim, o porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, lembrou que os agricultores locais têm vindo a pedir o apoio na instalação de rega gota-a-gota “para poderem aumentar a área irrigada e a produção agrícola”.
Também, em Martiene, os agricultores prevêem aumento da produção agrícola, já que a rega gota-a-gota vai permitir maior poupança de água e, logo, o aumento da área irrigada.
Com os investimentos anunciados pelo MAA, todos os vales agrícolas no Porto Novo passam a ter a cobertura do sistema de micro irrigação, no quadro do programa de massificação da rege gota-a-gota, segundo Joel Barros.
Graças ao programa de massificação da rega gota-a-gota, que tem vindo a ser implementado, nos últimos anos, no Porto Novo, este município está, praticamente, coberto com este sistema de rega, restando apenas abarcar Martiene, Chã de Branquinho, Covoada de Vassoura, Clementim e Aldeia do Norte.
O programa de massificação da rega gota-a-gota no Porto Novo já abarcou cerca de 130 hectares de terrenos agrícolas nas diferentes zonas agrícolas.
Fonte: Inforpress