Criadores de gado em Bolona acreditam na reactivação da unidade de produção

Criadores de gado em Bolona acreditam na reactivação da unidade de produção

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os criadores de gado em Bolona, no Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, têm “esperança” na reactivação da fábrica de queijo desta localidade, fechada em 2011, por alegada “falta de viabilidade”.

Um grupo de criadores em Bolona manifestou à Inforpress a sua “expectativa” em relação à retoma da actividade por parte desta unidade de fábrica de queijo, instalada em 200,2 com o financiamento do governo de Piemonte, Itália.

É que, com a chegada, nos primeiros meses de 2022, de eletricidade à localidade de Bolona, cujo projecto está “em andamento”, a fábrica de queijo terá condições para voltar a funcionar, admitem os criadores de gado.

A Câmara Municipal do Porto Novo confirma que a energia eléctrica vai ser uma realidade em Bolona, num projecto já em andamento que, além de abranger as 25 famílias locais, vai permitir ainda a operacionalização da unidade de produção de queijo, que se encontra fechada há 11 anos.

Os criadores de gado têm estado, nos últimos anos, a pedir a reactivação a fábrica, considerando que esta unidade deveria ser reaproveitada para a produção de derivados de queijo, como o requeijão e o iogurtes, e assim fazer aumentar os rendimentos das famílias.

A fábrica de queijo de Bolona, que representou um investimento de mais de um milhão de euros, tem capacidade para produzir, diariamente, 180 quilos de queijo, além de outros produtos, como requeijão e iogurtes.

Entretanto, acaba de ser construída uma unidade de fabrico do queijo no Planalto Norte, mais exactamente em Chã de Feijoal, numa iniciativa da associação comunitária Luz Verde do Norte.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208