Covid19: Fontenários de São Vicente com água gratuita às famílias durante duas semanas

Covid19: Fontenários de São Vicente com água gratuita às famílias durante duas semanas

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Durante o período de isolamento social, famílias em São Vicente vão poder ter acesso a cinquenta (50) litros de água diariamente nos fontenários. As pessoas que quiserem uma quantidade maior de água vão ter que comprar a outra parte. A iniciativa é da Câmara Municipal de São Vicente no sentido de apoiar as famílias a fazer face a crise causada pelo novo coronavírus.

O abastecimento de água gratuito nos funcionários de São Vicente teve início na passada segunda-feira, dia 20 de Abril e decorre até o dia 02 de Maio.

Num comunicado da Câmara Municipal de São Vicente enviado aos órgãos da comunicação, a autarquia explica que a decisão surgiu após o prolongamento do estado de emergência de modo a apoiar as famílias no abastecimento de água neste momento de pandemia.

“Tomamos essa medida, tendo em conta que após 20 dias em casa, as famílias sentem os seus rendimentos reduzidos e essa medida vai aliviar um pouco os encargos das mesmas neste momento de crise face à pandemia da Covid-19”.

Famílias abordadas pelo Santo Antão News regozijam com a medida da autarquia, mas dizem que a quantidade de água disponibilizada é insuficiente para as famílias constituas por vários membros.

Maria Alice, empregada doméstica residente em Fonte Francês diz que cinquenta litros de água é insuficiente para gerir num dia, uma que sua família é constituída por nove agregados, neste momento todos desempregados e estudantes.

“Eu fiquei satisfeita com a decisão da câmara, porque são muitas famílias em dificuldades e que hoje não podem sair a procura do pão de cada dia por causa da doença. Mas na minha casa somos 9 pessoas a quantidade de água disponibilizada não dá para nada”.

Já para Bento Alves de Ribeirinha a medida devia ser estendida às pessoas carenciadas, deficientes, acamados, até depois do período da pandemia. O mesmo argumenta que há várias pessoas passando dificuldades, até mesmo “fome”.

“A medida é boa, mas é insuficiente”, adianta o pedreiro desempregado José Évora com seis filhos órfãos de mãe.
Ainda de acordo com a mesma fonte se alguma família precisar de mais água deverá pagar pelo resto. Esta medida é uma forma de racionalizar o consumo da água, uma vez que a procura é muito grande.

A autarquia apela às famílias a abastecer apenas o necessário para satisfazer as suas necessidades e a evitarem “estocagem de água, para que esse bem essencial chegue a todos”.

Numa ilha onde regista pelo menos um casos confirmado do novo coronavírus e ainda não se sabe se trata de uma transmissão comunitária ou não, a Câmara Municipal de São Vicente apela ao cumprimento do distanciamento social e as funcionárias dos fontenários no cumprimento das suas funções, sob pena de suspensão da medida.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208