Covid 19/São Vicente: Teste PCR de grávida evacuada do Sal para São Vicente com resultado positivo

Covid 19/São Vicente: Teste PCR de grávida evacuada do Sal para São Vicente com resultado positivo

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O teste PCR realizada a amostra da grávida evacuada do Sal para São Vicente acusou resultado positivo para o novo coronavirus. A paciente está em isolamento no Hospital Baptista de Sousa.

A mulher de 31 anos foi evacuada do Sal para a para a ilha de São Vicente devido a complicações na gravidez. A grávida chegou em São Vicente na passada quarta-feira, 27 de maio. Segundo a Diretora de Saúde do Hospital Baptista de Sousa, Ana Brito, a paciente não teve contacto com as pessoas da ilha apenas com os profissionais da saúde, uma vez que saiu do Aeroporto Cesária Évora directamente para o hospital.

Na maternidade a grávida começou a ter dificuldades respiratórias e um quadro de pneumonia pelo que foi submetida a dois testes rápidos que acusaram positivo. Com os resultados a mulher foi imediatamente acomodada no espaço de isolamento, procedendo assim a colheita do material para análise de PCR que acabou por acusar positivo para a Covid 19.

Tendo em conta o período de incubação da doença, a grávida não poderá ter sido infectado em São Vicente, pois começou a ter sintomas dois dias depois de ter cegado a ilha. As autoridades de saúde na ilha do Sal confirmaram que a mulher não apresentava sintomas e em nenhum momento saiu da ilha.

Um caso para dizer que há presença do vírus na ilha do Sal, apesar de não ter registado nenhum caso de infecção.

Para além deste caso, o Laboratório de Virologia anunciou mais doze casos positivos na Praia e um no Tarrafal de Santiago.
“O total dos 14 casos novos positivos é: 12 na Praia, 1 em Tarrafal de Santiago e 1 da Ilha São Vicente importado da Ilha do Sal”, lê-se no comunicado do Ministério da Saúde.

O Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública examinou, este sábado, 117 amostras, entre os negativos, 24 referem a doentes em seguimento na Praia (24), no Tarrafal de Santiago (1) e em Santa Cruz (1).
Foram realizados (6) seis exames de controlo de doentes em seguimento no Concelho da Praia cujos resultados se mantiveram. 12 amostras estão pendentes.

Cabo Verde contabiliza neste momento 435 casos acumulados de COVID-19, 193 recuperados e 4 óbitos.
O Ministério da Saúde informa que os doentes com infecção activa continuam em isolamento e com evolução favorável, com excepção de um doente que se encontra em estado crítico.

Opinião

Fechar