No âmbito da revisão dos dados dos casos confirmados e da actualização estatística do Ministério da Saúde, passaram a ser considerados casos confirmados e recuperados, a filha e o marido da paciente chinesa em São Vicente diagnosticada com o novo coronavírus no passado mês de Março, tendo em conta a pesquisa de anticorpos que resultou positivo nestes dois membros.
A informação foi avançada pelo director do serviço de protecção e rastreio e das doenças prioritárias Jorge Noel Barreto durante a conferência de imprensa.
“Hoje foi feita uma revisão dos dados dos casos confirmados de Covid 19 no sentido de zelar pela qualidade e transparência da informação a ser transmitida, o resultado desse exercício permitiu-nos actualizar a informação estatística. Este momento o total acumulado de casos confirmados de Covid 19 em Cabo Verde é 121”, explicou o director.
O total de casos confirmados estão distribuídos pelos concelhos de Praia (60), Tarrafal de Santiago (2), Boa Vista (56) e com a entrada na lista dos dois membros da família do caso positivo, São Vicente passa a contar com três casos.
“Relativamente aos dois membros da família do caso positivo em São Vicente, cujo teste de pesquisa de anticorpos foi positivo, passam então a ser contabilizados na estatística”, argumenta Jorge Barreto.
De realçar que esses dois membros da família dos casos positivo que ainda está internado, nunca apresentaram sintomas, mas que o teste de pesquisa de anticorpos deu positivo e permanecem sem sintomas foram considerados recuperados.
Cinquenta e dois por cento dos casos confirmados no país são do sexo feminino e quarenta e oito por cento do sexo masculino.