Covid-19: Presidente da República acaba de declarar estado de emergência com duração de 20 dias

Covid-19: Presidente da República acaba de declarar estado de emergência com duração de 20 dias

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, acabou de anunciar, em mensagem à Nação transmitida em directo pelas estações públicas RTC e RCV, a decisão de declarar o estado de emergência em Cabo Verde durante de 20 dias, com efeito a partir das 00:00 horas de 29 de Março, até as 00:00 horas do dia 17 de Abril, por causa da pandemia Covid-19.

A situação de estado de emergência é única em toda a história de Cabo Verde, assegurou chefe de Estado. “Pela primeira vez na história somos obrigados, em defesa da vida, da saúde e do bem-estar das pessoas, a usar um instrumento previsto na Constituição da República, o estado de emergência”, avançou Jorge Carlos Fonseca.

Segundo o Primeiro-Ministro Ulisses Correia e Silva, a declaração de estado de emergência irá permitir ao Governo, “reforçar as medidas de prevenção, nomeadamente a obrigatoriedade legal de as pessoas permanecerem em casa e o encerramento de serviços e empresas privadas, e a obrigatoriedade acrescida do dever de colaboração de todas as entidades, com as autoridades sanitárias e de protecção civil”.

Cabo Verde conta até este momento com cinco casos positivos de Covid-19 e um óbito. Para além de mais três casos suspeitos registados na ilha da Boa Vista, juntam-se mais nove contatos decorrentes do segundo caso positivo na cidade da Praia: a esposa do agente da Policia Judiciária diagnosticado com a Covid 19, após ter visitado alguns países assinalados com o novo coronavirus.

Os resultados dos casos suspeitos serão conhecidos esta tarde em conferência de imprensa. Em termos globais o novo coronavírus já infectou cerca de 572 mil pessoas em todo o mundo, entre as quais 26.500 morreram. Pelo menos 124.400 pessoas encontraram a cura.

 

Opinião

Fechar