O Presidente da República Jorge Carlos Fonseca reúne esta quinta-feira, 30 com o Governo no sentido de avaliar o estado de emergência e a possibilidade da uma nova prorrogação ou não, nas ilhas onde há casos confirmados do novo coronavírus.
O estado de emergência nas seis ilhas onde não há registo de casos positivos da Covid 19 teve o seu término no dia 26, enquanto nas restantes ilhas, São Vicente, Boa Vista e Santiago onde se registaram um total de 114 casos confirmados, essas continuam ainda a vigor tendo previsto o seu fim no dia 02 de Maio.
Como aumento de casos sobretudo na capital do país, o Governo as autoridades ponderam a possibilidade ou não de prorrogar o estado de emergência. O assunto deverá ser tratado esta quinta-feira numa reunião entre o Governo e o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca.
No encontro estarão presentes o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, o ministro da Administração Interna (por vídeo-conferência a partir da ilha de Boa Vista), e o director nacional da Saúde, Artur Correia.
Após o Presidente da República ter auscultado outras entidades, deverá na sexta-feira, 01 de Maio, fazer uma declaração à Nação sobre a prorrogação, ou não, do estado de emergência nessas três ilhas.
Cabo Verde contabiliza 114 casos de covid-19, sendo 59 em Santiago, 54 na Boa Vista 1 em São Vicente.