Covid-19/Porto Novo: Edil reconhece que município passa por “momento crítico” em termos de propagação do vírus

Covid-19/Porto Novo: Edil reconhece que município passa por “momento crítico” em termos de propagação do vírus

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, reconheceu, sexta-feira, que este município passa, nesta altura, pelo “momento mais crítico” em termos de disseminação da covid-19, com registo de casos, diariamente, nas últimas três semanas.

Aníbal Fonseca, que falava durante o conselho local de prevenção e combate à covid-19, convocado para análise da situação atual da pandemia no município, disse que Porto Novo vive, atualmente, “uma situação preocupante” em matéria de combate à pandemia, razão pela qual é “necessário tomar medidas adicionais” para conter a propagação do vírus”.

Da parte da Câmara Municipal do Porto Novo, o autarca enumerou uma série de “medidas adicionais” já tomadas pela edilidade, sendo de destacar o reforço da fiscalização, a desinfeção de instituições e locais públicos de maior concentração de pessoas, o cancelamento das festas populares e o encerramento dos espaços desportivos e culturais.

Em jeito de apelo, o edil do Porto Novo disse que é preciso “um esforço conjunto de todos e adotarmos boas práticas e atitudes” que visem a contenção do vírus, que já infetou 546 pessoas neste concelho, 434 das quais recuperaram e cinco faleceram.

Neste momento, segundo dados dos serviços locais de saúde, Porto Novo tem 107 casos ativos, que se concentram, maioritariamente, na cidade.

Os dados divulgados pelas estruturas de saúde demonstram que, a partir de Abril último, o número de casos tem vindo “a aumentar de forma exponencial” neste município, uma situação que preocupa as autoridades municipais, sanitárias e policiais.

Em Abril, o número de casos ativos registados foi de 126, mas, só nos primeiros 14 dias do mês de Maio, foram já infetadas 187 pessoas num concelho onde, segundo o delegado de saúde, Carlos Dias, as aglomerações de pessoas e o não uso de máscaras têm sido as principais preocupações.

A Inspeção-geral das Actividades Económicas (IGAE) efetuou, nos últimos dias, quase 50 ações de inspeção a estabelecimentos (bares e outros) no Porto Novo, tendo fechado temporariamente sete espaços que representavam riscos para a saúde.

Conforme o inspetor da IGAE, José Santos, a atenção deverá ser reforçada em relação aos bares, onde a situação em termos de ajuntamentos de pessoas é “gritante”, defendendo o reforço da fiscalização, com presença dos agentes da proteção civil e, mesmo, de militares, para fazer face a esse estado de coisas.

O comandante da Polícia Nacional no Porto Novo, Cipriano Bandeira, admitiu que as tarefas das autoridades policiais têm sido difíceis, devido à “escassez” de agentes, aliado ao  facto de este município ser muito extenso e disperso.

Conforme este responsável, a maior dificuldade tem a ver com o uso de máscaras, acrescentando que mesmo com aplicação de coimas, as pessoas resistem em não usar esta proteção.

Nesta altura, as autoridades que compõem o conselho local de prevenção e combate à covid-19 ponderam a possibilidade de encerramento das praias no concelho do Porto Novo, que começam a ser muito frequentadas pelos banhistas.

 

FONTE: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208