A ilha de São Vicente cumpriu ontem, sábado, dia 02, o último dia do estado de emergência. No primeiro dia fora deste estado a vida dos mindelenses voltam a normalidade, mas dizem-se cautelosos e atentos aos riscos de contágio.
A ilha de São Vicente regista há mais de um mês três casos de infecção por Covid 19. Trata-se de uma cidadã chinesa mais dois membros da sua família.
Após o cumprimento do estado de imergência, a ilha de São Vicente volta este domingo a normalidade. O movimento de pessoas e carros nas ruas já se nota com uma grande afluência neste domingo.
Em entrevista ao Santo Antão News alguns mindelenses mostraram-se satisfeitos e cautelosos perante a pandemia da Covid 19.
Munido de álcool gel e de mascara ao rosto, Dulcina da Veiga disse que apesar da ilha registar apenas três casos “não é hora de baixar os braços, pois a guerra está a iniciar porque maior numero de pessoas vão para as ruas e o risco de contágio é muito maior”.
“Estando fora do estado de emergência, as famílias já podem sair a procura do sustento, porque a situação estava mesmo complicado com o confinamento obrigatório”, avançou Ilário Fortes acrescentando que a economia estava parada e que é agora o momento para reverter a situação.
Emília Cardoso diz que aguarda ansiosamente por segunda-feira para poder tratar de alguns assuntos pendentes. “Há muito que esperávamos por este dia para sentirmos livres, porém sei que ainda não estamos livres da doença e que temos que continuar a seguir as orientações sanitários para podermos controlar o vírus”, disse a entrevistada.
Cabo Verde contabiliza um total de 152 casos positivos, dezoito recuperados e dois óbitos. Em relação as ilhas da Boa Vista e Santiago onde se concentra mais de noventa por cento dos casos confirmados do novo coronavírus, estas continuam em estado de emergência por mais doze dias, devendo prolongar até o dia 14 de Maio.