Covid-19: Cerca de 300 amostras da Praia, Boa Vista e São Vicente aguardam para a realização dos testes

Covid-19: Cerca de 300 amostras da Praia, Boa Vista e São Vicente aguardam para a realização dos testes

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Cerca de trezentas amostras, da Praia, Boa Vista e São Vicente, aguardam no Laboratório de Virologia para a realização dos testes. A paralisação na realização dos testes tem a ver a detecção de alguns “reagentes deteriorados” encontrado num novo pacote de testes recentemente chegado a Cabo Verde. O INSP garante que a situação será brevemente resolvida com a chegada de novos reagentes vão retomar a realização dos testes dentro de dois ou três dias.

A informação foi avançada em conferência de imprensa pela responsável do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) Maria da Luz Lima. O problema técnico fez com que desde terça-feira não fossem apresentados os resultados das amostras analisadas no Laboratório de Virologia.

Segundo a responsável cerca de trezentas amostras, da cidade da Praia, Boa Vista e São Vicente, guardam pela normalização da situação para a realização dos testes. A situação deve-se a detecção de alguns “reagentes deteriorados” que coloca em causa o diagnóstico dos exames.

A mesma lamenta a situação e defende a importância da segurança e a qualidade de diagnóstico. Maria da Luz Lima tranquiliza a população adiantando que com a chegada de novos reagentes para a realização dos testes, o Laboratório de Virologia vai retomar o seu funcionamento dentro de dois ou três dias.

“Está a se fazer de tudo para rapidamente voltarmos à normalidade e já foram adquiridos mais regentes de testes e equipamentos de PCR-2, que chegarão brevemente a Cabo Verde para reforçar a capacidade laboratorial”, assegurou adiantando.

Até o momento Cabo Verde contabiliza 390 casos positivos, 155 recuperados e 4 óbito, sendo três nacionais na cidade da Praia e um cidadão inglês na ilha da Boa Vista.

Opinião

Fechar