Concluído o processo de certificação do navio Chiquinho BL

Concluído o processo de certificação do navio Chiquinho BL

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

As adaptações ao navio Chiquinho BL já foram realizadas e está pronto para iniciar as ligações entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente.

Após o navio ter subido á Doca onde passou por algumas adaptações “não de fundo” e que tem a ver com as medidas de seguranças tomadas aquando da sua longa viagem da Correia do Sul para Cabo Verde, Chiquinho BL já pode seguir viagem entre as ilhas de Santo Antão e São Vicente, garantiu a Cabo Verde Interilhas, CVII.

Numa entrevista a Santo Antão News, o Ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga assegurou que o navio é novo, com motor novo, fabricado em 2019 e é adequado para Cabo Verde.

Paulo Veiga explicou em entrevista a este online que as readaptações ao navio tinha a ver com o dessoldamento das rampas que vieram soldadas e dos tanques que foram colocados para garantir a autonomia do navio para aumentar a capacidade de água e de combustível assim poder fazer a viagem de longa distância e agora foram corrigidas e reposta na sua forma original.

O navio Chiquinho BL tem 76 metros de comprimento, uma capacidade para 430 passageiros, 50 viaturas ligeiras, podendo ainda transportar mais que uma viatura até 50 toneladas.

Alguns dos benéficos do navio é maior rapidez, permitindo assim reduzir o tempo de viagem Santo Antão/São Vicente para 35 minutos. Um outro benefício é o facto de a embarcação possuir duas rampas para atracar diretamente facilitando a manobra na hora de atracagem e perder menos tempo o que permite o escoamento dos passageiros de forma mais rápida, para além de possuir mais capacidade de carga e de passageiros.

A Cabo Verde Interilhas, CVII-CVII assegurou que a avaria no navio Kriola  já foi concertada e que no último final de semana retomou as viagens entre as ilhas. A primeira viagem após passar cerca de seis meses parado, foi realizada na passada sexta-feira com o percurso São Vicente/Sal/São Nicolau.

Opinião

Fechar