Centenas de chefes de famílias no desemprego com término da safra de cana de açúcar

Centenas de chefes de famílias no desemprego com término da safra de cana de açúcar

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Os chefes de famílias, chefiadas sobretudo por mulheres, que, nos últimos meses, estiveram envolvidas na colheita de cana sacarina no concelho do Porto Novo, Santo Antão, voltaram ao desemprego, com o término da colheita de cana sacarina.

Os agricultores garantem que a safra de cana de açúcar, que decorria desde Janeiro, é uma actividade  que absorve “centenas” de pessoas, muitas das quais chefes de famílias chefiadas por mulheres, que regressam agora ao desemprego.

Uma das situações mais difíceis se verifica na Ribeira das Patas, uma zona agrícola, mas cuja situação social é considerada “difícil” pelos líderes associativos por causa do desemprego, que afecta, designadamente, as mulheres.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, também agricultor, disse que a safra de cana sacarina socorreu, nos últimos meses, “muitas pessoas” que voltaram ao desemprego.

No Tarrafal de Monte Trigo, o agricultor  Analides Évora, realça, igualmente, o facto de corte de cana nesse vale ter garantido rendimentos a “dezenas” de famílias durante os últimos cinco meses.

Também, na Ribeira da Cruz, Chã de Branquinho, Martiene, Alto Mira foi “muita gente” envolvida nesta actividade, segundo os agricultores, que salientam o facto de que a safra de cana de açúcar tem contribuído para a redução do desemprego no município do Porto Novo.

A nível nacional, dados da Inspecção-Geral da Actividade Económica (IGAE) estimam que cerca de três mil pessoas são envolvidas, anualmente, na produção da aguardente em Cabo Verde.

Fonte: Inforpress


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208