A carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas é apresentada esta sexta-feira, na ilha de Santo Antão, durante um workshop que tem lugar na casa florestal, em Águas das Caldeiras, no Planalto Leste.
O workshop realiza-se no âmbito do projecto “Apoio a micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural visando a resiliência dos sectores vulneráveis”, implementado na ilha de Santo Antão pelas organizações não-governamentais Persone Come Noi (Itália) e pela Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Os promotores deste evento pretendem com a apresentação da carta europeia do turismo sustentável nas áreas protegidas reunir as instituições ligadas aos parques naturais em Santo Antão para “identificar elementos que possam ser adaptados à realidade da ilha”.
Esta atividade se enquadra na missão a Cabo Verde de dois consultores italianos e dos representantes do parque natural dos Alpes Marítimos e da Agência de Publicidade e Marketing, parceiros deste projeto.
O projeto “Apoio ao micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no sector do turismo rural visando a resiliência dos sectores vulneráveis” ronda a volta de 1,5 milhões de euros (165 mil contos) e é financiado pela Agência Italiana Per La Cooperazione Allo Sviluppo.
Este projeto visa contribuir para a melhoria das condições de vida das mulheres, jovens e famílias, nas zonas rurais marginais de Cabo Verde, apoiando a capacidade de resiliência da população mais vulnerável, com especial atenção para o empoderamento das mulheres, a equidade do género e a sustentabilidade ambiental.
Fonte: Inforpress