O plano de atividades e o orçamento para o ano económico de 2020 apresentado pela Camara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, foram aprovados este fim-de-semana com 12 votos a favor do MPD e 4 contra do PAICV.
A reunião da Assembleia Municipal aconteceu nos dias 19 e 20 de Outubro.
No primeiro dia, foi apresentado e aprovado o plano de atividades que, segundo o edil ribeira-grandense, Orlando Delgado “engloba todos os sectores e todas as localidades do concelho”.
Requalificação Urbana, desporto, habitação social, desencravamento das Comunidades, abastecimento de água, entre outros, são as áreas inseridas no plano para 2020.
O orçamento no valor de 530 milhões de escudos, foi apresentado e aprovado no segundo e ultimo dia de reunião.
“Há um aumento significativo de 12, 6 porcento em relação a 2019, o que quer dizer que conseguimos mais recursos” afirma Orlando Delgado sublinhando que 300 mil contos serão canalizados para a parte dos investimentos “porque as necessidades são muitas”.
O plano de atividades e o orçamento para o ano económico de 2020 foram aprovados com 12 votos a favor do MPD e 4 contra do PAICV.
O líder da bancada do MPD Anísio Rodrigues admite que o orçamento e o plano de atividades estão em sintonia.
“O Orçamento vai permitir a Câmara, por um lado, concluir e, por outro lado, dar inicio a projetos estruturantes para o concelho da Ribeira Grande” afirma.
A bancada do PAICV votou contra porque “o orçamento é eleitoralista”. O líder da bancada do partido da oposição, Armindo Cruz defende que “a nossa bancada está a sentir que o povo merece mais, nós não podemos concordar com um plano que não vai satisfazer os munícipes”.
Para além da aprovação dos instrumentos de gestão, foi autorizada por unanimidade a admissão e requalificação a luz do novo quadro do Pessoal da Camara Municipal e aprovada, também por unanimidade, a proposta de participação da Camara Municipal da Ribeira Grande, na Criação da Sociedade de Desenvolvimento Regional de Santo Antão.