O pescador que perdeu a sua embarcação de pesca na travessia para o Ilhéu vai ser beneficiado com uma nova embarcação até ao final deste mês, cedido pela câmara de São Filipe.
O presidente da autarquia, Nuías Silva, disse que, no quadro do projecto ligado ao sector da pesca, um dos sectores financiados pelo Fundo de Descentralização financiado pelo Grão-Ducado de Luxemburgo, pretende-se construir embarcações e fomentar a criação de empresas ligadas à pesca.
A ideia, explicou, é promover a associação dos pescadores em cooperativas ou pequenas empresas e entregá-los uma embarcação completa para desenvolverem as suas actividades.
“Vamos entregar a primeira embarcação ainda este mês e o seleccionado foi o pescador que perdeu a sua embarcação na travessia do Ilhéu”, disse Nuías Silva, apontando que se trata de um investimento na ordem dos 850 contos, sublinhando que é este o modelo que a autarquia quer seguir e implementar no sector.
Além de apoiar este pescador através da actividade geradora de rendimento, a câmara vai instalar a incubadora municipal para ajudar os jovens a formatar ideias de negócios e acesso a crédito facilitado.
Igualmente, cerca de 20 famílias que perderam os seus rendimentos na sequência da pandemia da covid-19 também beneficiam de kits de actividades geradoras de rendimento, referiu Nuías Silva, sublinhando que a sua câmara pretende incentivar o surgimento de pequenas actividades económicas em vez do assistencialismo que vigorava anteriormente.
Nuías Silva anunciou para breve a chegada à ilha da ambulância moderna e com todos os equipamentos que já se encontra na fase final de certificação europeia e da clínica móvel de saúde para ajudar sobretudo as comunidades mais distantes do município.
Fonte: Inforpress