A informação foi avançada pelo ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, durante a sessão plenária desta quinta-feira, 05, que debruçou-se sobre os transportes marítimos em Cabo Verde.
O ministro da economia marítima Paulo Veiga assegurou que para por cobro a situação da pesca ilegal nas águas reservadas aos pescadores artesanais e semi-industriais nacionais, o Governo vai disponibilizar ainda este mês (Março) uma linha verde onde os cidadãos podem fazer denúncia e uma plataforma para se fazer a denúncia mesmo não se identificando.
Para além da medida o Governante diz estar a trabalhar com as associações de pescadores da pesca semi-industrial de forma a incentivá-los a denunciar situações de pesca ilegal.
Vídeos e fotografias podem ser enviados para servirem de provas. Entretanto a legislação vai obrigar todas as embarcações nacionais que são licenciadas para pescarem nas águas nacionais a desembarcar nos portos, revela o governante que acredita que a medida irá trazer benefício económico ao país, permitir fazer a fiscalização e saber quais espécies é que estão sendo pescadas.
O responsável acrescenta ainda que o Governo tem projectos de criação de berçários e de zonas protegidas.