Cabo Verde irá ter o primeiro Centro de Inteligência Colectiva em África

Cabo Verde irá ter o primeiro Centro de Inteligência Colectiva em África

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O Governo apresentou hoje o projecto para a criação do primeiro Centro de Inteligência Colectiva em África, prevendo formar, até 2021, 300 jovens na área da programação e criar três mil postos de trabalho em dez anos, segundo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes.

O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, avançou que o Governo e a empresa Zona 01 assinaram recentemente um memorando de entendimento para a economia digital e para formação de jovens cabo-verdianos e africanos que falam a língua portuguesa, enquadrado no objectivo do executivo em atrair talento para Cabo Verde e desenvolver economia digital.

Para isso, há a necessidade de formar jovens nesta área, acreditando na valia do acordo, visto que uma das metodologias de ensino da Zona 01 é a usada na Escola 42, uma das maiores escolas de programação de computadores do mundo.

O outro objectivo é reforçar a formação de jovens cabo-verdianos na área da economia digital e fazer com que as empresas tenham os melhores técnicos na área.

“Isto enquadra também no contexto da constituição da parte tecnológica que será finalizada no final de 2021, e este memorando de entendimento será depois implementado pela equipa da parte tecnológica”, explicou.

Pretende-se com isso ter, até o final de 2021, 300 jovens de Cabo Verde e 26 países parceiros africanos formados na programação, que serão seleccionados com base nas suas capacidades cognitivas e na sua motivação e farão parte da primeira turma deste centro de inteligência colectivo.

Outro objectivo é criar em dez anos três mil postos de trabalho, tendo em conta a importância da empresa Zona 01 que não só forma, mas sim por ser o primeiro Centro de Inteligência Colectiva de toda a África, frisou Pedro Lopes.

Com a implementação do centro, o governante sublinhou que tenciona atrair para Cabo Verde empresas internacionais que tenham espaço no parque tecnológico do País, visando também o reforço no desenvolvimento do arquipélago, através da economia digital.

“Nenhuma experiência anterior em programação de computador ou qualificações académicas serão exigidas jovens”, ressaltou Pedro Lopes, para quem esta parte é “revolucionária”,  já que os jovens não precisam de ter nenhuma formação específica, “apenas conhecimento básico de inglês e serem bons no raciocínio lógico“.

Jovens de qualquer idade podem candidatar-se, adiantando que a formação é gratuita e que os candidatos residentes fora da Ilha de Santiago podem ter residência gratuita, uma vez que aspecto consta do acordo rubricado, esclareceu.

“Queremos que jovens de outros países possam vir a Cabo Verde, porque o nosso objectivo é transformar Cabo Verde num hub digital e um País de prestação de serviço na área digital e para isso temos que ter os melhores, aproveitando o talento que por vezes não é aproveitado na nossa sub-região”, sustentou.

Segundo o mesmo, o projecto tem três fases, a primeira que foi assinatura do memorando de entendimento, a segunda é a implementação e a terceira a conquista de um posto de trabalho por estes jovens, afirmando que brevemente serão abertas as candidaturas.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208