Biblioteca Nacional de Cabo Verde faz doação de livros a nove escolas e nove municípios do País

Biblioteca Nacional de Cabo Verde faz doação de livros a nove escolas e nove municípios do País

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A Biblioteca Nacional de Cabo Verde fez hoje, uma doação de livros a nove escolas e nove municípios do país, no quadro da comemoração do Dia Mundial da Biblioteca. Fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Segundo o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, a doação, para além de celebrar o Dia Mundial da Biblioteca, que se assinala hoje, decorre também na sequência do relançamento da Biblioteca Nacional neste segundo mandato, cuja tomada de posse da nova presidente do conselho da administração ocorre na tarde de hoje.

“Esta doação vai no sentido de também demonstrar a vontade de se ter uma nova dinâmica a partir daquilo que é o acervo do ministério e do depósito de livros existente na Biblioteca Nacional” disse o ministro, acrescentando ainda que “a Biblioteca Nacional tem um património extraordinário em termos de depósito de livros, mas os livros só são importantes se estiverem nas mãos dos cidadãos, das crianças e dos adolescentes”, sublinhou o governante.

Neste sentido, repetiu o empenho do ministério em melhorar as bibliotecas municipais e locais, fazendo com que os livros de facto cheguem aos seus reais destinatários, de maneira que este donativo representa mais um impulso para que a literatura e leitura estejam no centro de toda a política pública cultural.

Já, a curadora da Biblioteca Nacional, Matilde Santos, disse que o reforço das bibliotecas se enquadra no projecto mais abrangente de dinamização das bibliotecas, que não inclui apenas entrega de livros, mas também o seu acompanhamento e apoio nas actividades, criação de programas e formação contínua de técnicos.

Informou ainda que todas as pessoas que forrem visitar a biblioteca hoje receberão um livro à sua escolha, por forma a incentivar a leitura, garantindo que muito em breve o Plano Nacional de Leitura será anunciado.

Em representação aos nove municípios beneficiários, Pedro Veiga, da Câmara Municipal de São Miguel, destacou a importância desta doação para a socialização daquele município, uma vez que irá preencher muitas lacunas existentes na biblioteca.

 

Opinião