Basquetebol cabo-verdiano está de luto

Basquetebol cabo-verdiano está de luto

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Morreu ontem, o Mr.Claude Constantine, o homem que reinventou o Basquete cabo-verdiano e marcou um novo paradigma no desporto cabo-verdiano.

Claude Constantine foi um líder e um sonhador, Liderou uma geração de talentos cabo-verdianos para patamares nunca antes imaginados e deu força institucional ao Basquete.

Claude Constantine nasceu a 13 de dezembro de 1938 foi um jogador de basquete senegalês . Ele competiu no torneio masculino nos Jogos Olímpicos de Verão de 1968

Várias figuras cabo-verdianas, lamentam a morte daquele que foi o mestre e percursor do basquete em Cabo Verde.

“Sonhou com um desporto inclusivo e com o nosso país a competir pelos lugares cimeiros a nível de África. Dizia sempre “ c’ est possible “, lamentou o Ministro que tutela a pasta do Desporto, Frenando Elísio Freire na sua página do Facebook.

Mr.Claude Constantino nos deixou, um muito obrigado pelo teu legado ao basquetebol pela amizade…a Mme Bernardette, aos filhos Charles Constantino, Vitor que eu tive a oportunidade de conhecer, ao neto Mendy, que foi meu aluno, a todos os familiares, as minhas sentidas condolências…que a terra lhe seja leve, escreve o professor de educação física e jogador de Basket Paulo Martinho.

O antigo seleccionador de Cabo Verde de basquetebol Claude Constantine, faleceu esta tarde no Senegal, aos 80 anos. Claude Constantine, que esteve na dianteira na internacionalização do basquetebol crioulo, trabalhou nos anos 80 como seleccionador nacional de basquetebol e técnico da Direcção-Geral do Desporto por mais de uma década.

Claude Constantine foi homenageado, no ano passado, pelo Governo de Cabo Verde, com o Segundo Grau de Medalha de Mérito Desportivo pela dedicação e entrega à causa do desenvolvimento de basquetebol cabo-verdiano.

Foi na época dos anos 80, acrescentou a nota de pesar, que o basquetebol cabo-verdiano conquistou, a nível nacional, um impulso notável, graças ao carismático treinador Claude Constantino, da modalidade que havia chegado a Cabo Verde, que dedicou dez anos de muito trabalho às causas não só do basquetebol, mas também da organização e da administração pública do desporto.

 


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208