Autarquia quer potencializar actividade turística e agroalimentar com fundos de descentralização

Autarquia quer potencializar actividade turística e agroalimentar com fundos de descentralização

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

A Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santo Antão, pretende canalizar os 18 mil contos provenientes do fundo de descentralização para potencializar atividade turística e transformação agroalimentar no município.

A informação foi avançada pelo edil ribeira-grandense, Orlando Delgado, indicando que os projetos, já identificados, serão implementados até Setembro ou o mais tardar até Novembro, que é o prazo máximo.

Orlando Delgado fez estas declarações à imprensa após o lançamento oficial do projeto fundo descentralização – Ribeira Grande, que aconteceu no salão nobre da câmara municipal, na Ponta do Sol.

O presidente da câmara afiançou que um dos contemplados no projeto será o mercado municipal que será reabilitado e todo o espaço envolvente da infra-estrutura.

“Queremos transformar aquele espaço como centro do mercado do dia-a-dia a nível da Ribeira Grande, mas devidamente organizado. Vamos equipar o talho e onde vendem peixe”, garantiu.

O autarca pontuou que no projeto também terá promoção turística onde, segundo Orlando Delgado, vão resgatar aquilo que eram os antigos caminhos vacinais que ligavam a cidade da Ribeira Grande à Porto Novo.

Nestes caminhos, segundo o autarca, será construído um miradouro e também serão reabilitados os acessos para quem queira entrar na Ribeira Grande a pé.

Ainda também, conforme Orlando Delgado as associações comunitárias serão empoderadas criando atividades que servirão as comunidades. Nesse sentido, foram escolhidas Garça de Cima, Corda e João Afonso, que têm trabalhado na transformação agroindustrial.

“Trata de um projeto integrado que vai trazer uma grande mais-valia em termos do turismo, mas também do rendimento das famílias do concelho da Ribeira Grande”, concluiu Orlando Delgado.

O Fundo de Descentralização é um instrumento concebido para apoiar os 22 municípios do arquipélago e as associações locais na implementação de projetos destinados a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a combater a pobreza.

É financiado no montante de 4,1 milhões de euros, no âmbito do quarto Programa Indicativo de Cooperação entre a República de Cabo Verde e o Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208