A autarquia portonovense pretende pôr à disposição do Governo alguns dos seus serviços como por exemplo o site recentemente lançado, e o balcão único de atendimento, para atender às solicitações dos emigrantes.
Esta vontade foi manifestada pelo autarca Aníbal Fonseca, durante um encontro com o ministro das Comunidades, Jorge Santos, que esteve de visita à ilha.
Aníbal Fonseca aproveitou a visita do ministro das Comunidades para lhe informar que a câmara já dispõe de um gabinete de atendimento aos emigrantes, criado em Junho, mostrando toda a abertura para disponibilizar o seu site e o balcão único de atendimento para a emissão de documentos, nomeadamente declaração do emigrante.
Por sua vez, o presidente da Plataforma das Associações de Emigrantes em França, Pedro Delgado, que esteve presente na referida visita, disse que os emigrantes têm enfrentado muitas dificuldades para conseguir a declaração, emitida pelas embaixadas, acrescentado que as dificuldades no desalfandegamento de pequenas encomendas preocupam, também, os emigrantes.
Já na sua intervenção o ministro das Comunidades, Jorge Santos, mostrou-se empenhado em resolver os problemas que afetam os emigrantes, a começar pela questão que se prende com o desembaraço de pequenas encomendas nas Alfândegas, tendo garantido que o Governo vai tomar medidas para facilitar a vida dos emigrantes no concernente ao levantamento alfandegário das pequenas encomendas.