A Câmara Municipal do Porto Novo e a Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar) comprometem-se a reforçar a protecção das tartarugas marinhas no concelho, onde a campanha de defesa desta espécie em extinção decorre desde Junho.
Também foi feito a assinatura de um protocolo de cooperação entre as duas instituições, onde a autarquia coloca à disposição da Terrimar uma verba não especificada para “reforçar a protecção das tartarugas marinhas” no concelho do Porto Novo.
“Dever deste município zelar pela protecção das espécies, dos espaços naturais, das paisagens dos recursos naturais e do ambiente, de uma forma geral”, considerando a Terrimar “um parceiro fundamental” da autarquia na protecção das espécies, designadamente das tartarugas marinhas” entende a autarquia segunda uma nota.
A campanha de supervisão da reprodução das tartarugas marinhas no Porto Novo decorre entre os meses de Junho e Outubro, realizando-se, sobretudo, durante a noite, num total de 18 quilómetros de praia, a partir da praia de Curraletes até à zona do Tarrafal de Monte Trigo.
Sendo assim neste âmbito a autarquia estipulou para este ano uma verba de 500 mil escudos para o apoio à campanha de conservação das tartarugas marinhas no concelho do Porto Novo, que incide também no combate à captura desta espécie em vias de extinção.