Autarca bravense diz que apesar do choque cultural a maior parte dos deportados está bem integrada

Autarca bravense diz que apesar do choque cultural a maior parte dos deportados está bem integrada

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, disse hoje que, apesar do choque cultural “muito grande” que os deportados sofrem quando chegam a Cabo Verde, a maior parte deles está bem integrada, havendo casos de sucessos.

“Na Brava, a integração não tem causado muitos problemas. Mesmo assim, sentimos que ainda devemos fazer mais, porque notamos que sofrem um choque cultural muito grande [quando chegam] e em muitos casos têm descambado em dependências do consumo do álcool”, precisou o autarca bravense, indicando, porém, “muitos casos de sucessos”.

Segundo ele, hoje, muitos são empreendedores, com negócios próprios, tendo  reconstruído as suas vidas.

Francisco Tavares fez essas considerações à Inforpress, em declarações  à margem do encontro que teve com o ministro das Comunidades, Jorge Santos, já que, conforme sublinhou, a Brava tem uma grande comunidade emigrada, sobretudo nos EUA.

Reconheceu que as famílias têm sido um “grande suporte” daqueles que têm sido repatriados para Cabo Verde, enviando remessas para a garantia do seu sustento.

Instado sobre o papel da autarquia no sentido de preparar os jovens antes de emigrarem para os EUA, Francisco Tavares admitiu que tem havido um diálogo com estes, no sentido de não abandonarem os estudos, a partir do momento em que o primeiro documento é entregue às instituições americanas para as petições.

“É um trabalho um pouco difícil que, em alguns casos, tem havido sucessos e em outros não”, admitiu.

O autarca Francisco Tavares destacou, ainda, o apoio que os emigrantes bravenses nos EUA vêm disponibilizando aos familiares ao longo da pandemia da covid-19.

Para ele, os emigrantes têm contribuído para minimizar a situação na ilha, através de remessas enviadas.

“Esta primeira audiência [com o ministro das Comunidades] veio num momento certo para o presidente da Câmara Municipal da Brava para iniciarmos as conversações para a definição de políticas públicas para as comunidades, numa lógica de integração, lançou o autarca.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208