Associações estimam que investimentos na agricultura podem conter êxodo dos jovens

Associações estimam que investimentos na agricultura podem conter êxodo dos jovens

Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email

Associações de agricultores nos diferentes vales agrícolas do município do Porto Novo, em Santo Antão, acreditam que investimentos na agricultura podem ajudar a “conter” a saída dos jovens em direcção aos centros urbanos.

É o caso da Ribeira das Patas, o vale agrícola mais extenso do Porto Novo, onde “muitos jovens” têm estado a abandonar a povoação, alegando “falta de oportunidades”, situação que, segundo informou à Inforpress a Associação de Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, poderia ser atenuada com investimentos na agricultura.

Um representante da associação lembrou que “há vários anos” tem estado a pedir investimentos no sector agrícola local, como forma de reter os jovens na Ribeira das Patas, os quais têm vindo a deixar a zona em direcção aos centros urbanos.

Concretamente, os agricultores reclamam aposta na mobilização de água para revitalizar a agricultura, que tem estado em “declínio” nos últimos anos, avançou a mesma fonte.

Também em outras zonas como Casa de Meio, Ribeira Fria e Jorge Luís, os agricultores têm estado a reclamar investimentos na agricultura como forma de “conter” a perda da população jovem.

Em Casa de Meio, os jovens agricultores foram contemplados com um projecto no âmbito da Cooperação Portuguesa, mas as dificuldades na preparação das parcelas têm sido motivo de “desânimo” desses jovens, muitos dos quais pensam em deixar a comunidade, alertou o presidente da associação local dos agricultores.

Em Jorge Luís, associação dos agricultores enalteceu os investimentos realizados com instalação de rega gota a gota e equipamento do furo local com sistema fotovoltaico, mas exortou o Governo a avançar com os projectos previstos no quadro do reordenamento da bacia hidrográfica Jorge Luís/Ribeira da Cruz.

Na Ribeira Fria, os agricultores incentivam o Governo a distribuir parcelas aos jovens para a prática agrícola, como forma de “reter” os jovens que ainda estão nessa zona.


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Scheme_Color' not found in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php:208 Stack trace: #0 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2280): Elementor\Jet_Blog_Posts_Navigation->_register_controls() #1 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(494): Elementor\Controls_Stack->init_controls() #2 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/widget-base.php(177): Elementor\Controls_Stack->get_stack() #3 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(300): Elementor\Widget_Base->get_stack() #4 /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/base/controls-stack.php(2369): Elementor\Controls_Stack->get_controls() #5 /home/cu in /home/customer/www/santoantaonews.cv/public_html/wp-content/plugins/jet-blog/includes/addons/jet-blog-posts-navigation.php on line 208